Em norma o cabelo e o Verão são os melhores amigos. Mesmo com o Sol, idas à praia e piscinas, não parece ser muito difícil manter o cabelo hidratado. Mas assim que o bom tempo se vai, tudo no nosso cabelo também se vai, o bom aspecto, a hidratação, o brilho, enfim… as chatices vão surgindo!
Já te deve ter acontecido usar um produto durante tanto tempo e assim que o clima começa a arrefecer esse produto deixa de funcionar lindamente. É frustrante, mas pode ter a ver com a humidade do ar ser diferente no Verão e no Inverno, daí ser importante que alteres um pouco o teu regime semanal consoante a estação do ano.
.
O que deves evitar usar no Inverno?
- Humectantes
- Fronhas e lençóis de algodão
- Usar o cabelo solto
Resumindo, os humectantes são substâncias hidrofílicas que atraem as móleculas de água presentes no atmosfera.
São geralmente usados em produtos para o cabelo e para a pele para promoverem a retenção de hidratação. Como a função dos humectantes é atrair a hidratação, então são ideais para cabelos muito secos e desidratados.
No entanto, devido à humidade relativa do ar não ser sempre constante, os humectantes podem ser os melhores amigos ou piores inimigos de um cabelo seco!
Por mais incrível que possa soar, a humidade do ar no Verão é geralmente maior que no Inverno. Portanto, os humectantes são melhores para usar no cabelo no Verão!
Se usares um humectante no Inverno, num dia em que a humidade do ar esteja mesmo baixa, o que vai acontecer é que como não existem muitas moléculas de água em circulação no ar, o humectante irá “roubar” algumas moléculas de água existentes no teu cabelo e ele vai ficar ainda mais seco!
Alguns exemplos de humectantes:
- Glicerina
- Mel
- Panthenol
- Sodium PCA
- Sodium Lactate
- Propylene Glycol
- Hydrolyzed Silk Protein
- Fructose
- Agave Nectar
- Sorbitol
- 1,2,6 Hexanetriol
- Butylene Glycol
- Dipropylene Glycol
- Hexylene Glycol
- Erythritol
- Capryl Glycol
- Phytantriol
Humectantes como a Glicerina, o Mel, Sodium PCA, Sodium Lactate, Propylene Glycol têm fortes capacidades de atrair moléculas de água.
Evita fazer tratamentos intensivos com mel ou máscaras que tenham maioritariamente ingredientes humectantes se a humidade do ar estiver abaixo dos 60-70% (Podes consultar a humidade na meteorologia do Google)!
.
Fronhas e lençóis de algodão…alternativas?
Como alternativa de fronhas e lençóis de algodão deves usar tecidos em cetim. Vais ver que vais acordar com um cabelo muito mais hidratado e macio!
.
Sugestões de penteados para o Inverno:
Se quiseres manter o cabelo mais hidratado, foca-te a usar penteados que protejam as pontas do cabelo (a parte mais velha e desidratada do cabelo). Usa ganchos, faz buns, usa tranças, etc. Clica aqui para veres sugestões.
.
O que deves então fazer no Inverno?
- Usar óleos com ceramidas:
No Inverno não precisas de deixar os teus produtos humectantes totalmente de lado! Se gostares de um produto humectante que tenhas, faz o seguinte: mantém as cutículas dos fios bem seladas com um óleo natural com ceramidas a seguir à hidratação. Os melhores óleos para selar são aqueles que contêm elevadas quantidades de ceramidas como o óleo de cártamo, ou óleo de semente de uvas ou mesmo o óleo de semente de papoula! (Lê mais aqui sobre as ceramidas.)
- Usar gorros ou chapéus forrados com tecido de cetim:
- Fazer Prepoo com óleos naturais
- Usar produtos Anti-Humectantes
Nota:
As pomadas devem ser usadas como selantes. Ou seja, devem ser aplicadas a seguir ao creme hidratante, e pode ser antes ou depois da aplicação do óleo natural.
Deixe um Comentário