Pesquisar
TOP
Biblioteca do Cabelo Truques e Dicas

Co-Wash – O que é?

PARTILHAR

Mas o que é Co-wash? Para que serve? Quais são os benefícios??…
Vou explicar aqui tudinho…

Já deves saber que os shampoos não são muito benéficos para o cabelo, principalmente para o couro cabeludo. Maior parte dos shampoos contém Sulfate (Sulfato) que age como um detergente e tem como objectivo remover os resíduos e impurezas do cabelo e couro cabeludo, no entanto traz certas consequências como deixar o cabelo seco, o couro cabeludo “descascado” e irritado o que permite facilmente que outras impurezas/bactérias contaminem as camadas irritadas/sensíveis da pele. Como o Sulfato é um ingrediente barato é por isso que muitos fabricantes optam por pôr nos shampoos.
Já existem muitos shampoos Sulfate-Free (sem sulfato) mas são difíceis de se encontrar à venda.

Para minimizar estes danos causados pelos shampoos, existe o Co-Wash. Co-Wash significa “Conditioner Washing” (Lavagem com Condicionador).
Ou seja, em vez de lavares o cabelo com shampoo e a seguir condicionador, só lavas apenas com condicionador! Só o facto de enxaguar com água faz com que alguns resíduos sejam eliminados do cabelo e depois só lavar com condicionador vai permitir que o teu cabelo fique muito mais hidratado do que se lavasses com os dois produtos! É claro que não deves fazer Co-Wash quando o cabelo está muito sujo…
Lava o cabelo com shampoo e uma máscara 1 ou 2 vezes por semana e faz Co-Wash as vezes que te apetecer, até podes fazer Co-wash todos os dias.

Benefícios do Co-Wash:

  • Não remove a cor dos cabelos pintados como muitos shampoos fazem.
  • É uma lavagem rápida.
  • Hidrata melhor os fios de cabelo.
  • Permite desembaraçar e pentear melhor o cabelo.
  • Deixa a raiz do cabelo suave e mais maleável.
Nem toda a gente acha o Co-Wash benéfico, há pessoas que não se dão bem a lavar o cabelo só com condicionador. Todos os cabelos são diferentes, há cabelos que gostam, há outros que não…
.
Exemplos de bons condicionadores para Co-Wash:

entre outros condicionadores hidratantes…


PARTILHAR

«

»

25 COMENTÁRIOS

  • Avatar
    Jarlenys Dias

    Olá, Sandy!
    Bem, acho que esse tal Co-Wash não vai combinar quando tenho excesso de caspa e com muito residuos devidos série de produtos diferentes.Ou seja, parece que o meu cabelo é sujo demais. Tenho dificuldades de remover toda sujidade no couro cabeludo quando lavo cabelo 4 vexes. E pior o cheiro de caspa oleosa não sai quando lavo e é horrivel. Sabes indicar me bom dermalogista aqui em Lisboa? Te agradeço muito. O teu blog e tua página de facebook estão demais. por favor, continue, sim? .) um abraço bem forte para ti

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Jarlenys, normalmente a caspa é mesmo proporcionada por um couro cabeludo seco. Talvez o Co-wash não seja o mais indicado para tratar, mas também não vai fazer mal. Por vezes lavar o cabelo excessivamente com shampoo agride imenso o couro cabeludo e torna-o seco e com mais caspa. Maior parte dos shampoos que dizem que são anti-caspa é pura propaganda! Talvez o shampoo que resulte mesmo é Philip Kingsley Flaky Itchy Scalp, ganhou o prémio de melhor shampoo anti-caspa! Eu também costumava ter muita caspa e combati-a só usando o óleo de coco, é uma maravilha este óleo!
      Ao contrário do que parece ser óbvio, às vezes quanto mais lavamos o cabelo com shampoo para remover os resíduos mais o cabelo fica sujo. Porque ao removermos regularmente a sujidade no couro cabeludo, o nosso organismo vai precisar de produzir mais óleos naturais para manter o nosso couro cabeludo hidratado, ou seja se o lavarmos demasiadas vezes, maiores quantidades de óleos naturais irão ser reproduzidos, e por conseguinte mais sujo ficará.
      Não conheço nenhum dermatologista em Lisboa =/
      Beijinhos

    • Avatar
      Jarlenys Dias

      Obrigada, querida! Oh comprei oleo de coco do Celeiro mas não combinou o meu couro cabeludo. Tive reacção alérgica após uso desse óleo :/
      Beijinhos
      .

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Oi Jarlenys, experimenta usar o azeite, também combate a caspa.

  • Avatar
    Beibe Braima

    Ola sandy gostei do teu blog muito mesmo .. Olha desfrisei o cabelo a pouco tempo entao agora pretendo fazer afro mais nunca consigo aqueles caracois perfeitos , quais produtos devo usar? Bj 😄

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Beibe, com o cabelo desfrisado é um pouco dificil obter um cabelo afro com caracóis. Mas experimenta fazer Twist Outs ou Bantu Knots e usar o produto Embelleze Afro Hair e óleo de coco ou o Eco Styler gel.

  • Avatar
    Thaby

    Olá Sandy, estou em fase de transição com meu cabelo e tenho estudado muito o método Twist Out pois assisti muitos videos no youtube sobre a técnica e o resultado é de verdade surpreendente.
    Mas tenho dúvidas sobre quais produtos utilizar na hora de fazê-los….mas continuarei pesquisando rs, sei que o óleo de Coco não pode faltar.
    Agora sobre Co-Wash é uma boa opção para manter os fios hidratadaos né?

    Obrigada pela dica!

    Thaby
    http://thabysme.blogspot.com.br

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Thaby, para os Twist Outs basta usares um bom leave-in, por exemplo, o da Herbal Essences ou da Elasta QP e o óleo de coco.
      Sim, o Co-wash é muito bom para quem gosta de lavar o cabelo praticamente todos os dias mas quer mantê-lo sempre hidratado.
      Beijinhos

  • Avatar
    cristina brito

    Lavando o kabelo uma vez por semana,ktos vezes é aconselhavel fazer o co wash?

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Eu costumo fazer co-wash 1 ou 2 vezes por semana. Mas depende da disposição. Normalmente no Verão faço quase todos os dias.

  • Avatar
    ana cardoso

    Boa Tarde, todo de bom nesses posts

    Quero saber se ha alguma hidratação caseiro ou mesmo cuidado com cabelo na 1ª lavagem a seguir ao desfrise.

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Ana, na 1ª lavagem a seguir ao desfriso deve-se fazer um tratamento com uma máscara de proteínas para repor todas as moléculas de proteínas perdidas nos fios pelos químicos do desfrisante. Aplica a máscara de proteínas em todo o cabelo, cobre-o com uma touca de alumínio ou de plástico e deixa actuar durante pelo menos 30min (de preferência com o uso de calor).

    • Avatar
      ana cardoso

      Oi Sandy, Obrigada pela resposta! Quanto a Máscara de proteínas tens alguma marca que possas sugerir-me!? muito esclarecedor a tua resposta! Brigada

  • Avatar
    Maria

    Sandy! Muito obrigada pelo blog, adorei!

  • Avatar
    Ana Almeida

    Olá Sandy …
    Será que me podes ajudar …
    Estou à procura de condicionadores que posso usar como Leave-in …
    Podes me sugerir alguns ?
    Obrigada,
    Beijinhos

  • Avatar
    Etelvina Catao

    Ola Sandy!
    Não estou a perceber isto do Co-wash. Aconselhas a fazer todos os dias na transição ? Molhar o cabelo todos os dias, é isso?

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Etelvina,
      O Co-Wash é o mesmo que lavar o cabelo, mas não usas o shampoo. Apenas usas o condicionador para lavar. É como se fizesses de conta que o condicionador é o shampoo. Mas atenção, tenta não aplicar muito no couro cabeludo, apenas no comprimento do cabelo!
      Não aconselho muito a lavar todos os dias, porque o cabelo demora pelo menos 48h a secar totalmente! Por isso, podes lavar dia sim dia não, como te apetecer. Eu por exemplo, tenho o cabelo Texlaxed e faço co-wash uma ou duas vezes por semana.
      Beijinhos

  • Avatar
    meisy

    ola sandy tira me uma duvida para quem tem tranca como é que faz o co-wash?

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Meisy, é um pouco difícil fazer co-wash com tranças e também não acho muito necessário fazer. No entanto, podes tentar só mesmo aplicando o condicionador nas tranças para ficarem mais macias.
      Beijinhos

  • Avatar
    Anónimo

    Olá Sandy
    Seco o meu cabelo todos os fins de semana mas ele tem caído muito, penso que seja devido a eu seca-lo tanto que começa a cair, o que me aconselhas a fazer
    Bjinhos adoro o teu blog

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Olá,
      experimenta secar o cabelo com o secador em modo Cold.
      Beijinhos e obrigada 🙂

  • Avatar
    Cólera

    Gente! Esse blogue é perfeito!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *