Pesquisar
TOP
Cabelo Desfrisado Intro

Como cuidar do cabelo desfrisado?

PARTILHAR

.

O nosso cabelo africano já é naturalmente seco e frágil. É o tipo de cabelo mais frágil que existe! Então quando aplicamos químicos, ainda fica bem mais sensível! 
O cabelo quando é quimicamente alterado perde já a pouca hidratação natural que tem, e para que volte a crescer saudavelmente temos que repor tudo o que perdeu com o desfriso!
Se tivermos esse cuidado de acrescentar toda a hidratação necessária, o cabelo para além de ficar mais forte, volumoso, com um aspecto bem mais saudável, também ganha bastante comprimento!
O cabelo pelo pescoço/ombros que estamos habituados a ver no cabelo desfrisado, pode crescer até ao meio das costas ou quem sabe até às ancas!


Estas dicas que vou dar a seguir também servem para um cabelo natural. Pois como já disse anteriormente, o nosso cabelo é naturalmente seco portanto temos que adoptar uma rotina capilar (regime semanal) para adicionar a hidratação que precisa.

.

Passo-a-passo para cuidar do cabelo desfrisado:

.
  1. Escolhe que dia ou dias da semana irás lavar o cabelo. Lava o cabelo com um shampoo sem sulfato (sulfate-free) uma ou duas vezes por semana. E lava o cabelo com um shampoo normal uma vez por mês. (O shampoo sem sulfato não vai secar tanto o couro-cabeludo e o cabelo, portanto a hidratação do cabelo irá manter-se por mais tempo)
  2. Faz Co-Wash quantos dias da semana quiseres. Co-Wash significa lavar o cabelo apenas com um condicionador hidratante sem a utilização de shampoo. Se não ficaste bem esclarecida em relação ao Co-wash clica aqui)
  3. Escolhe duas máscaras para fazeres tratamentos intensivos semanalmente. Uma das máscaras é hidratante e a outra é uma máscara de proteínas. A máscara hidratante vai criar elasticidade, suavidade e brilho aos teus fios de cabelo. A máscara de proteínas vai fortalecer, dar volume e rigidez aos fios. Consegues distinguir estas duas máscaras olhando para a lista de ingredientes na embalagem. Uma máscara de proteínas normalmente contém algum destes ingredientes: “Hydrolyzed Keratin”; “Keratin”; “Collagen”; “Silk Protein”; “Amino Acids”; “Animal Protein”; “Vegetable Protein”; ovos; maionese; iogurte, etc. (Atenção: A “Hydrolyzed Wheat Protein” é encontrada em muitos produtos, mas não é considerada realmente uma ‘proteína’ porque o seu único propósito é hidratar os fios!). 
  4. Como fazes estes tratamentos intensivos com máscaras? No dia da lavagem, depois de lavares o cabelo com shampoo divides o cabelo em 4 secções e aplicas a máscara hidratante em cada secção, cobre o cabelo com uma touca de alumínio/plástico e deixa actuar durante 30/40 minutos (se tiveres um Heat Cap ou um Hair Steamer (Vaporizador de Cabelo) usa, ou então enrola uma toalha húmida quente à volta da touca. O calor ajuda os fios a absorverem melhor a máscara!). Dica: Podes optar por misturar num recipiente a máscara com um uma ou duas colheres de um óleo natural. Irá hidratar melhor o cabelo! Faz tratamentos intensivos com a máscara de proteínas duas vezes por mês ou sempre que o teu cabelo estiver muito elástico e achares que precisa de ficar mais forte e volumoso. (Se tiveste dúvidas em relação a isto das proteínas e da hidratação clica aqui). P.S. Quem tem o cabelo natural não precisa de usar a máscara de proteínas muitas vezes, basta uma vez por mês ou nem isso. 
  5. Duas ou três vezes por semana aplica um óleo natural no couro cabeludo e no comprimento, cobre o cabelo com uma touca de alumínio e deixa durante 2h/3h ou se te sentires à vontade deixa durante a noite. No dia a seguir lava o cabelo com um shampoo.

  6. Sempre a seguir às lavagens, depois de secares com a toalha, aplica um leave-in (pode ser em creme ou em spray) e depois põe um pouco de um óleo natural para selar as pontas. Faz um penteado (Braid Outs, Twist Outs*, Bantu Knots, etc.) ou deixa o cabelo secar naturalmente. Vê aqui mais exemplos de penteados que possas fazer.

  7. Hidrata sempre o cabelo quando sentires que as pontas estão secas (Moisturize&Seal). Para hidratares só precisas de um creme aguado e um pouco de um óleo natural. Põe o creme e depois põe um pouco de óleo nas pontas.

    Penteado: Twist Out*
  8. Uma vez por mês faz o ACV Rinse. O ACV Rinse consiste em lavar o cabelo com um pouco de vinagre de maçã misturado com água. Vai permitir combater a porosidade do cabelo, assim os resíduos provenientes do desfrisante irão ser removidos, as cutículas dos fios irão ser fechadas e consequentemente também irão absorver melhor a hidratação. Vais sentir o cabelo bem mais brilhante, hidratado e saudável. (Vê aqui o post a explicar como fazer o ACV Rinse)
  9. Para penteares o cabelo, escolhe um pente de dentes largos ou a escova Tangle Teezer. Aconselho-te a pentear o cabelo apenas durante o banho para não se partir tanto. Penteia enquanto a água do chuveiro escorre pelo cabelo.
  10. NÃO faças muito uso dos alisadores/chapinhas! O calor é o que mais danifica o cabelo desfrisado! Alisa o cabelo só uma ou duas vezes por mês no máximo dos máximos! Provavelmente o teu cabelo não está a ‘crescer’ porque utilizas a chapinha com regularidade.
  11. Clica aqui para saberes todos os cuidados que deves ter a desfrisar o cabelo!
  12. Desfrisa o cabelo apenas de 8 em 8 semanas. Se conseguires ir para além das 8 semanas, melhor!
  13. Tem atenção à alimentação! Bebe muita água (cerca de 8 copos por dia) e ingere alimentos com muitas proteínas. O teu cabelo irá crescer mais saudável e possivelmente mais rápido do que se não estiveres a fazer uma boa alimentação!
  14. Quando vais dormir usa sempre uma touca ou lenço de cetim. O cetim é um tecido suave que não vai absorver a hidratação do teu cabelo nem agredi-lo como o algodão faz. Se não tiveres uma touca ou lenço de cetim usa uma fronha de cetim.

.

Resumo do que vais precisar para a tua rotina capilar (regime semanal):
1 Shampoo Sem Sulfato (Sulfate-free)
1 Shampoo Normal
1 Máscara Hidratante
1 Máscara de Proteínas
1 Touca de alumínio ou de plástico
1 Heat Cap ou Hair Steamer (vaporizador de cabelo)
1 Leave-in
1 Creme Hidratante 
1 Óleo Natural
1 Pente de dentes largos ou a Tangle Teezer
1 Touca, Lenço ou Fronha de Cetim

  • Clica neste link para veres uma lista com sugestões de vários produtos.
  • Vê mais informações aqui sobre os óleos naturais e escolhe o melhor para ti.

PARTILHAR

«

»

55 COMENTÁRIOS

  • Jéssica Reis

    Estes cuidados também servem para quem faz alisamento com queratina ou são diferentes?

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Jéssica, estes cuidados servem para qualquer tipo de cabelo, mas especialmente para quem tem o cabelo quimicamente alterado, ou seja foi mais danificado e exige mais cuidados. Beijinhos

  • Jassiyara Pio

    Olá Sandra… Eu uso texlaxing e ele é muito fraco e seco e estou a usar a linha da Kérastase Resistance Ace Recharge.!!! Algumas sugestões.?? Bjo e adoro o teu blog… Aprendo cada dia mais 🙂

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Jassiyara, não estou muito a par desse produto, eu também tenho o cabelo texlaxed mas uso um desfrisante normal, e sigo exactamente as mesmas dicas que dou para o cabelo desfrisado. Beijinhos

  • Olga Barros

    Andava há tanto tempo à procura de um blog destes!! Ainda para mais agora que decidi usar o meu cabelo natural! Obrigada Sandy!

  • Anónimo

    ola…o olive miracle oil é bom leave in? para que serve?

  • Anónimo

    boa tarde. enncontrei o teu blog e amei. podias tambem dar sugestao de produtos e cuidados para cabelo de crianças! e onde posso encontrar.

  • Anónimo

    obrigada e o teu blog esta tem muitas dicas boas. obrigada pelas dicas . beijinhos

  • Anónimo

    Olá Sandra
    Tudo bem?
    Adoro teu blogue, porque tem ajudado bastantante.
    O meu cabelo é 4c- fino, logo os cachos não definidos.
    Porém eu gostaria de ter caracóis, será que você poderia me ajudar?

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá 🙂
      O creme activador de caracóis Taliah Waajid funciona muito bem para definir os caracóis do cabelo tipo 4C. Já experimentaste?

      Beijinhos

  • Anónimo

    Olá Sandra
    Tudo bem?
    O meu cabelo é 4c- fino, logo os cachos são sem definição.
    Na verdade eu gostaria de ter o cabelo cacheados, com caracóis de definidos. Será que poderia me ajudar?

  • Anabela Sanches

    Olá Sandy, desde já muitos parabéns por este blog que me ajudou imenso a perceber e compreender um pouco mais o meu cabelo. A sugestão de produtos é muito boa, tenho seguido muitos dos teus conselhos e agora é ver os resultados. Gostava de ter a tua opinião relativamente ao desfrisante e ao relaxante? Qual aconselharias ? Já me disseram que o relaxante danifica menos o cabelo que o desfrisante, e também já me sugeriram desfrisar com desfrisante de criança. Obrigada, beijinhos e tudo de bom

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Anabela,
      Obrigada pelo elogio ao blog 🙂
      Quando falas em relaxante referes-te ao texturizer?
      Os texturizers são realmente mais fracos que os desfrisantes, já contêm mais óleos naturais misturados e relativamente menos quantidades de químicos.
      Quanto ao desfrisante de criança é tudo propaganda! Por vezes os desfrisantes de crianças são mais fortes que os normais… Um exemplo é o Dark n Lovely Kids comparativamente ao Dark n Lovely Shea Butter Moisture Plus. Já usei os dois, o segundo é espectacular..o primeiro danificou-me imenso o cabelo!!
      Beijinhos

  • Anónimo

    Olá Sandy,gosto muito das tuas dicas mais tenho uma dúvida,como é que eu uso as máscaras hidratante e de proteínas? Devo alternar os dias ou posso usar as duas de uma só vez?bjinhos

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá 🙂
      O melhor mesmo é usar em dias diferentes para obteres melhores resultados. Podes usar uma das máscaras numa semana e na semana a seguir usar a outra. Isto se o teu cabelo tiver os níveis de proteínas e hidratação equilibrados.
      Beijinhos

  • Anónimo

    OIa Sandy ….
    Eu sou africana e tenho o cabelo desfrisado , gostaria de saber que creme ou produto devo usar no dia a dia … bjs adorei o seu blog

  • Anónimo

    Olá Sandy.
    Eu andei numa fase que queria voltar a ter o meu cabelo natural, ando à quase dois anos nisso só que o problema é que eu não consigo tratar o meu cabelo natural, não que eu não goste, adoro mesmo… Mas não me habituo, ele é do tipo 4c e encolhe 80% quando está molhado 😐
    Agora quero voltar a desfrisar, só que o problema é que o meu cabelo nunca ficava tão liso e eu quero o meu cabelo bem liso, não sei se o desfrise ou se faça uma escova progressiva? Até porque eu tenho o couro cabeludo bastante sensível, mas bastante mesmo. Mal meto o desfrisante aquilo começa a queimar-me 😐 Gostaria de saber se tens alguma técnica de alisamento para eu fazer ou algum tipo de desfrisante, visto que o meu couro cabeludo é sensivel e fico sempre com ele queimado.

    Obrigada

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá 🙂
      Só a escova progressiva não vai deixar o teu cabelo mesmo liso… se o quiseres mesmo liso podes desfrisar e espera umas duas ou três semanas depois faz a escova progressiva e assim vai ficar mesmo liso. Uma prima fez isso e o cabelo dela está até em melhor estado do que quando estava só desfrisado porque as cutículas dos fios ficaram seladas. No entanto, tens que hidratá-lo, fazer máscaras e pôr óleos naturais e não abusar do calor, senão também se pode partir!

  • lela

    Ola Sandy,

    Eu desfriso o meu cabelo de 3 em 3 ou 4 em 4meses com o produto da ORS normal para cabelos fino, sinto que o meu cabelo esta a perder a força e as pontas estão mas secas do nunca não sei se é porque usei o o relaxer para criança da ORS por falta do normal (nao encontrei o normal), também não sei se é por causa do clima (frio) .
    quero muito voltar a ter um cabelo com vida mas já não sei o que fazer, vivo e Luanda- angola, será que o clima influencia muito?

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá lela, o clima pode influenciar um bocado sim. Costumas desfrisar desde a raiz até às pontas?
      Segue estas dicas deste post e o teu cabelo vai começar a ficar com mais vida 🙂

  • Anónimo

    Oi Sandy, eu tenho 12 anos posso dormir com um tótó no cabelo como na figura que está no início do teu blog?? E posso dormir com o lenço e tótó ou quebra o cabelo???!

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá, não aconselho muito a dormir com o cabelo apanhado. Durante a noite o cabelo precisa de estar solto para que possa crescer sem se partir. Podes pôr o lenço ou uma touca de cetim, mas deixá-lo solto ou com twists ou tranças pouco apertadas.

  • Anónimo

    Olá Sandy, desfrisei o cabelo à pouco tempo, e quero tentar seguir as tuas dicas para manter o cabelo saudável mesmo estando desfrisado de modo a que o disfrise dure mais tempo e com boa aparência , no entanto tenho algumas duvidas como o que fazer na hora de dormir e também o que fazer depois das lavagens, porque se não utilizar o secador/chapinha ele não fica liso outra vez, fica !!??
    Desde já obrigada pela atenção, e parabens pelo blog.

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá,
      Para usares o cabelo liso sem ter que recorrer ao uso do calor (secadores/alisadores) podes fazer um wrap. Vê este vídeo da Megz a explicar como se faz: https://www.youtube.com/watch?v=7eDXaJ6wD9g
      Outra forma de ter o cabelo liso logo depois de lavá-lo sem fazer grandes coisas é ter um cabelo com escova progressiva como eu tenho agora. Depois da 2ª vez de escova progressiva o meu cabelo fica liso depois de lavar sem eu precisar de fazer nada.
      Beijinhos

  • Anónimo

    podemos usar óleos de coco no cabelo desfrisados???

  • Yola Marisa Faustino

    Ola Sandy:

    Gostaria de saber se quem usa o cabelo desfrisado pode usar os activadores de caracois na hora de colocar os rolos?

  • Yola Marisa Faustino

    Ola Sandy:

    Gostaria de saber se quem usa o cabelo desfrisado pode usar os activadores de caracois na hora de colocar os rolos?
    Obrigada

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Yola,
      quando se põe rolos no máximo aplica-se um spray para hidratar/deixar o cabelo brilhante e/ou uma espuma sem álcool para definir melhor os rolos.

    • Yola Marisa Faustino

      Sandy, obrigada.
      desculpa na demora em responder. nunca so notificada quando respondes então, tenho de ir entrando em todas as postagens para ver as respostas.
      bjo linda e obrigada mas uma vez.

  • Anónimo

    Olá Sandy,

    Tenho reparado que o meu cabelo tem caido muito ultimamente, faço tudo (faço deep condition quase todas as semanas com ORS replenishing pack com oleos (azeite, e alho) e de mes em mes, uso faço uma mascara natural com proteinas (com mayo, ovos, etc), tenho andado a usar cha preto no cabelo sempre que lavo, agora também já uso o vinagre de maça.
    Todas as semanas, faço moisturize and seal (1x por semana), não uso alisadores, nem secadores. Quando faço deep conditioning deixo cerca de 45min-1hora (sem calor). No entanto, isto não tem ajudado, o meu cabelo continua a cair, mesmo quando pego nele para fazer um panteado como bun (que é uso quase sempre como protective style). Forma sempre nós num fio de cabelo é um bocado chato.
    O que é que eu faço, será que são os produtos que uso?
    Uso:
    ORS Shampoo (creamy aloe shampoo)
    ORS Replenishing Conditioner
    Garnier óleo de abacate e manteiga de karité (para cowash)
    Organics/africa's best olive oil hair growth moisturizer
    Africas best deep conditioning
    Africas best leave in
    ORS mousse, ORS smooth and hold pudding

    Eu já não desfrizo o cabelo desde Janeiro deste ano, eu sempre estiquei o meu desfrizante até porque estava considerar em transitar para o cabelo natural (o meu cabelo é do tipo 4b/4c)

    Obrigada

  • Anónimo

    Ola sandy, olha eu acabei de desfrisar o meu cabelo e queimei um pouco da parte da frente. Eu pôs vaselina no cabelo para melhorar, essa ferida vai se transformar em crusta? Vai partir a parte queimada do meu cabelo? Quantos dias demora para ficar normal a queimadura?

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá,
      aplica gel de aloe vera na ferida, é muito bom!
      Em princípio não se vai partir.

  • Bia Rangel

    Ola Sandy, ADORO o teu blog! Super completo e com instrucoes simples de se entender. PARABENS!
    Entao ca vai o meu pedido de SOS: Tenho o cabelo desfrisado mas queria agora so relaxar. Quais sao, na tua opiniao, os melhores produtos para relaxar o cabelo. O meu cabelo 'e do tipo 4B e esta fino e muito seco.
    Obrigada e muito sucesso!!
    Bia

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Bia, obrigada 🙂
      Relaxar como assim? Usar um texturizer ou fazer texlax?
      Como texturizers tens o da marca Just For Me que já ouvi dizer que é bom.
      Beijinhos

  • Odete Morais

    Olá,adoro o teu blog é bastante prestativo.
    Eu estou com muita raiz,e queria saber se posso fazer tranças grossas para dormir.

  • Anónimo

    Olá sandy, qual é o número máximo de vezes que posso esticar o meu cabelo com o desfriso?

  • Núria Rodrigues

    Olá Sandy, acompanho vc faz tempo.
    E agora Preciso da tua ajuda, estou cansada de usar o cabelo desfrisado e quero ter o cabelo natural novamente, totalmente virgem e poder aplicar afro, poder ter tbm cachos eu amo isso.
    Me diz o que posso fazer, quais os melhores produtos à utilizar, por favor conto com a tua ajuda. Aguardo pela tua resposta yh. Bjinhos.

  • Catarina Mateus

    ola Sandy,
    gostaria de saber se cortar as pontas de 3 em meses ajuda a crescer o cabelo?
    beijos taty

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Catarina,
      como as pontas são a zona mais antiga dos fios têm mais tendência a ficarem danificadas daí se aconselhar a cortar de 3 em 3 meses. Sem as pontas danificadas o cabelo ganhará mais comprimento.
      Beijinhos

  • Unknown

    Oi sandy as pontas tem q se cortar de 3 em 3 meses para crescer?

  • Anónimo

    Ola Sandy acabei de desfrisar o cabelo em casa sozinha e está a cair todo! O que posso fazer neste preciso momento para ele parar de cair

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Oh Meu Deus :O
      Faz um tratamento com uma máscara super proteica como a Aphogee 2 Step. A Joico K-Pak Reconstructor também é muito boa para reconstruir o cabelo danificado.
      Beijinhos e espero que o teu cabelo fique melhor!

  • Unknown

    Oi, queria saber qual é o melhor produto, oliver oil ou o dark in love ?

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Neste momento uso o Olive Oil mas também acho o Dark n Lovely Shea Butter Moisture Plus muito bom!

  • Anónimo

    Ola sandy tenho 20 anos e tenho queda do cablo nas lateras qual tratamento me aconcelhas a fazer?

  • fghfg

    Artigo muito útil. Cabelo com frizz é uma dor de todas nós, infelizmente ele acaba sempre voltando.
    http://cabelosunhas.com/

  • Unknown

    Ola Sandy. Daqui fala a Jéssica Ribeiro e gostaria de saber se depois de desfrisado e estar a fazer todas estas hidrataçoes q aqui sugeriste tambem posso fazer hidrataçao com oleos questes .. como n falas te sobre isso decidi perguntar. Obrigada

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.