Pesquisar
TOP
Tranças/Extensões/Perucas

Como tratar do cabelo com tranças?

PARTILHAR

Estar numa Hair Journey com o cabelo trançado pode ser um processo um pouco complicado, mas não tanto como talvez estejas a pensar. É possível estar numa Jornada de Cabelo e usar tranças!

As tranças são consideradas um protective style para o cabelo. Protegem-te da tentação de desfrisares ou pintares, ou seja do uso de químicos, de quereres alisar o cabelo com alisadores/chapinhas regularmente (o calor é um péssimo inimigo para o cabelo), e ainda protegem as pontas!

As tranças também são uma óptima opção para quem pretende fazer a transição para Natural e não consegue enfrentar a dificuldade de tratar um cabelo em processo de transição ou não quer fazer o Big Chop!

Há quem diga que as tranças estimulam o crescimento do cabelo, no entanto isso não é bem verdade! O que as tranças fazem é protegerem o cabelo das ‘más tentações’ que temos, por isso o comprimento aumenta e achamos que foram as tranças que fizeram o milagre todo!

As tranças trazem estes benefícios todos, mas podem atrapalhar-nos um pouco se quisermos hidratar o cabelo, isto é, estarmos numa Jornada de Cabelo. E é para isso que estou aqui, para ajudar-te nesta parte. Mas vais ver que cuidar de um cabelo com tranças não é nada mais nada menos do que cuidar de um cabelo sem tranças.

.

Como lavar as tranças?

.
  • Umas horas antes de lavares ou mesmo no dia anterior, aplica um pouco de JBCO ou óleo de coco em todo couro cabeludo, especialmente nas bordas da frente onde as tranças são mais apertadas e o cabelo fica mais fraco e sensível.
  • Quando fores lavar, para ser mais fácil, podes optar por dividir as tranças em 4 secções. Deixa uma das secções solta e prende as outras três com ganchos ou molas. 
  • Usa um shampoo sulfate-free (ou usa um shampoo em spray próprio para tranças, por exemplo o Sta-Sof-Fro Spray Shampoo For Braids). Começa por aplicar o shampoo na primeira secção no couro cabeludo, massaja bem e depois toma especialmente atenção a lavares o inicio das tranças (se estiveres com tranças postiças, foca-te a lavar bem o ‘nó’ onde o postiço é começado a trançar, porque é aí que a sujidade se concentra toda!). A seguir lava o resto das tranças. Vai aplicando o shampoo de secção em secção. 
  • Uma vez por semana faz tratamentos com máscaras como fazes ao cabelo sem tranças. Uma semana usa uma máscara hidratante mais um óleo natural e na outra semana usa uma máscara de proteínas mais um óleo natural. Depois do shampoo com o cabelo já dividido em 4 secções, num recipiente mistura um pouco da máscara e uma/duas colheres de sopa do óleo natural, aplica a junção dos ingredientes em cada secção das tranças. Nunca apliques a máscara no couro cabeludo, só unicamente nas tranças! Depois aplica apenas o óleo natural no couro cabeludo massajando-o bem. No fim prende o cabelo com molas ou ganchos e cobre as tranças com uma touca de alumínio/plástico. Permanece assim durante 30 a 40 minutos, depois enxagua.*
  • No resto dos dias em que não fazes tratamentos e só usas um condicionador normal, basta aplicá-lo nas tranças (nunca no couro cabeludo!). Deixa o condicionador por 3-4 minutos e enxagua.
  • Podes também fazer Co-wash. Em vez de começares por lavar o cabelo com o shampoo, faz só o passo de usar um condicionador normal. O Co-wash vai ajudar as tranças a ficarem mais hidratadas.
  • Quando acabares de lavar, enrola uma toalha à volta das tranças e permanece assim durante 10 minutos. A toalha irá absorver toda a água das tranças.
*Dica: Se depois do tratamento com a máscara, ao enxaguares a máscara não sair completamente, utiliza uma toalha molhada/húmida quente para ajudar a remover.
De quanto em quanto tempo devo lavar as tranças?
  • Lavar as tranças frequentemente pode levá-las rapidamente a ficarem “estragadas”. Portanto deves lavar com shampoo uma vez por semana, contudo se sentires o couro cabeludo muito sujo lava mais do que uma vez. Podes fazer Co-wash uma vez por semana também. 
.
Qual é o passo seguinte depois de lavar as tranças?
  • Quando acabas de lavar e já secaste parcialmente as tranças com a toalha, deves aplicar um leave-in para mantê-las hidratadas.
  • Aconselho-te a usar um leave-in em spray. Um leave-in em spray será melhor absorvido pelas tranças e a aplicação não é difícil como um leave-in em creme, que provavelmente irá deixar resíduos brancos, porque não vai ser bem absorvido e irá danificar-te as tranças mais rapidamente. Como bons exemplos de leave-in em spray, tens o Mane N Tail Hair Strengthener Daily Leave-in, o Revlon Equave 2 Phase, o Creme of Nature Argan Oil (contém algumas proteínas) e o Aphogee Keratin Green Tea (contém algumas proteínas).
  • Um bom leave-in caseiro, é um leave-in feito com água, glicerina, sumo de aloe vera e óleo de coco ou azeite. Arranja uma embalagem em spray (vendem nas lojas chinesas), junta 4 partes de água, 1 parte de Glicerina, 2 partes de sumo de Aloe Vera e 1 parte de óleo de coco ou azeite (a mistura do óleo de coco ou azeite no leave-in é facultativa). A Glicerina é um humectante por isso é óptima para manter a hidratação no cabelo, especialmente na altura de Inverno! Pode ser comprada aqui neste site (10% de Desconto – com o cupão RAQ119). O sumo de Aloe Vera também tem muitos benefícios como: hidratar o cabelo, prevenir a queda de cabelo, combater a caspa, manter o nível de pH do cabelo estável, etc… O sumo de Aloe Vera pode ser comprado aqui no site iHerb (10% de Desconto – com o cupão RAQ119) ou nas Ervanárias. Este leave-in caseiro pode também ser aplicado no couro cabeludo. 
  • A seguir ao leave-in aplica um pouco de um óleo natural nas tranças para selar, mas basta só um pouquinho.

.

Como fazer Moisturize & Seal com tranças?
  • Para fazeres M&S com as tranças, usa um moisturizer em spray. Dois moisturizers perfeitos são o African Pride Braid Sheen Spray, ou Mane N Tail Detangler, que são mesmo indicados para as tranças! Podes também usar um leave-in como moisturizer. O leave-in caseiro que te falei também é óptimo. 
  • Sela a hidratação com um pouco de um óleo natural. Podes usar o Organic Root Stimulator Nature’s Shine. É muito bom, eu própria costumo usá-lo sempre para fazer Twist Outs porque tem óleo de coco nos ingredientes, por isso deixa o cabelo muito hidratado e brilhante!
  • Podes fazer M&S duas ou três vezes por semana ou sempre que sentires necessidade de o fazer. 

.

Quanto tempo no máximo posso ficar com tranças postiças?
  • No máximo dos máximos um mês e meio/dois meses. O aconselhável é ficar apenas um mês.

.

O que devo fazer depois de tirar as tranças?
  • Depois de tirares as tranças, aconselho-te a ficar pelo menos uma semana com o cabelo ao natural (sem fazeres tranças).
  • Durante esse tempo lava o cabelo muito bem com um Clarifying Shampoo (Champô anti-resíduos), faz um tratamento com uma máscara de proteínas e a seguir uma máscara hidratante. Se lavares só uma vez, usa as duas máscaras numa só lavagem. Se lavares duas vezes nessa semana, num dia faz um tratamento com proteínas e noutro dia com uma máscara hidratante. 
  • Usa um leave-in em creme e sela com um óleo natural.
Atenção: Se quiseres desfrisar o cabelo, deves esperar pelo menos 2 semanas até trançares! Muito importante este aviso! Um cabelo recém-desfrisado e trançado pode estar sujeito a partir-se ou a ficar muito fraco!
Aqui ficam dois vídeos com sugestões de penteados para fazer com tranças (Box Braids):
.
.
Onde comprar os produtos acima referenciados?
Produtos como o leave-in Aphogee Keratin & Green Tea, o Spray African Pride, os produtos Mane N Tail e os da Creme Of Nature podem ser comprados na loja online deste Blog: www.assimdomeujeito.com
Espero ter ajudado com este post! Boa Hair Journey 🙂
P.S. Quem tiver dúvidas em relação aos termos que usei neste post pode ir aqui.

PARTILHAR

«

»

42 COMENTÁRIOS

  • Jarlenys Dias

    Olá, Sandy!

    Não entendi o que quer dixer com seguintes palavras que escreveste" faz um tratamento com uma máscara de proteínas e a seguir uma máscara hidratante. Se lavares só uma vez, usa as duas máscaras numa só lavagem." Quer dizer que temos de usar duas mascaras da hidratação e da proteínas durante lavagem no mesmo dia?

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Jarlenys,
      sim exactamente, fazes primeiro um tratamento com proteínas durantes 30/40 minutos e como as proteínas têm tendência a deixar o cabelo um pouco seco/áspero, logo a seguir fazes um tratamento com uma máscara hidratante durante 20 minutos mais ou menos. Beijinhos

    • Jarlenys Dias

      Lavo, hidrato de proteínas primeiro e a seguir de hidratação normal e condiciono. Correto?

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Não precisas de pôr condicionador se a última lavagem for com água morna/fria, assim sela as cutículas.

    • Jarlenys Dias

      Esta bem. Obrigada pelas respostas 😉

  • MelCi Oliveiea

    Boas Dicas, Gostei! Mt Obgd 😉

  • Liia Quaresma

    Ameei mesmo, muito boas dicas, louca pra voltar aos meus crespos, já andava em desespero, pensando k já tinha jeito… thankss Sandy

  • Jéssica Reis

    Posso por oleo de cocô no couro cabeludo quanto acabo de lavar?

  • Sandra Monroe

    Adorei este post! Fiz um post bastante parecido há um mês atrás (http://diariodeumafricana.blogspot.pt/2014/04/diario-de-uma-africana-1-box-braids.html) mas o teu está bastante completo e interessante. Parabéns 🙂

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Sandra, também adorei o teu post!!
      Obrigada e beijinhos 🙂

  • Anónimo

    Oi sandy eu adorei pq eu uso cabelo postiças

  • lizy

    Adorei. Ta bem explicito. Obgda

  • lizy

    Obgda pela explicação.

  • Anónimo

    podes me dizer se faz favor qual o shampoo em spray indicado para quem ta com tranças, podes me dizer o nome.
    obrigada

  • Mariana Costa

    Muito obrigada pela explicação rs ameei , me ajudou muito Beijos =)

  • Anónimo

    Oi Sandy muito obrigado pelo post sim. Muito explicito e bem explicado. Mas só tenho algumas dúvidas:
    1. Posso fazer estes passos todos mas usando tranças feitas com meu cabelo? Tenho cabelo natural e quero trança-lo com meu proprio cabelo como protective style.
    2. Na fase de shampoo, se eu nao conseguir comprar o shampoo em spray que indicou no post, posso adicionar shampoo numa garrafa spray e adicionar um pouco de água e um oleo só para deixa-lo mais hidratante ou entao é melhor sem o oleo?
    3. Se eu usar um shampoo transparente nas lavagens, antes do shampoo hidratante, ainda tenho de fazer o passos do clarifying shampoo dps dr desmaxar as tranças?
    4. No passo do co-wash, posso fazer o mesmo que o shampoo, adicionar numa garrafa spray com um pouco de água para facilitar a aplicacao no cabelo? E pode indicar-me um bom condicionador para fazer cowash com tranças.
    5. Posso fazer oil rinse antes de lavar ou isso vai deixar as tranças muito gordurosas? E oil washing (adicionar um pouco de oleo na quantidade do shampoo a usar ou aplicar o oleo apos o shampoo e enxaguar)? Faço esses 2 métodos normalmente quando estou de cabelo solto e queria saber se tem como enquadar neste regime com tranças?
    4. Posso fazer umectacoes com tranças, já vi que aplicasse no couro no dia antes de lavar, posso aplicar nas tranças tambem?
    5. Depois de lavar com mascara, nao é muito imprescendivel que use o condicionador?
    6.com as tranças tem como fazer o método LOC? Eu normalmente faço o LOC após as lavagens.
    7. Podes dar dicas de algumad mascaras boas mas meno pesadas na consistencia para poder usar com as tranças.
    8. Com tranças, faz diferença alguma dormir com a toca de cetim e dormir sem a toca?
    Desde já muito obrigado pela atenção, e desculpe pelas mil perguntas heheheheh. É só para não restar nenhuma dúvida.

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá 🙂
      Os cuidados de um cabelo 4A do resto dos tipos 4 não é muito diferente, apenas fiz a distinção porque um cabelo tipo 4A tem caracóis mais definidos e por isso quero lançar outro post com outras sugestões de produtos para este tipo.
      Respondendo às tuas questões,
      Sim podes seguir as dicas do post "Como tratar de um cabelo com tranças" para cuidares das tuas tranças com o próprio cabelo.
      E essa de adicionar um shampoo numa garrafa de spray é uma óptima ideia que não me ocorreu..mas acho melhor não adicionares o óleo.. Podes fazer outra mistura com óleos até sumo de aloe vera noutra garrafa de spray e usares depois de lavar o cabelo.
      Não percebi a questão do shampoo transparente, o que queres dizer?
      O condicionador na garrafa de spray é que não sei se dará bom resultado, pois é mais espesso.. Mas podes aplicar o condicionador directamente nas tranças com cuidado, aplicando do topo das tranças até às pontas e assim estas não se desmancham.
      Sim, podes fazer o Oil Rinse, as tranças só agradecem quanto mais hidratadas melhor!
      E a umectação também é válida, não há problema nenhum em fazeres..só não massajes demasiado o couro cabeludo.
      Depois de lavares com a máscara podes enxaguar com água morna/fria para selar as cutículas, não é necessário usares condicionador.
      Acho um pouco complicado o método LOC com as tranças, mas podes sempre experimentar…
      A máscara Madamia Natural Oil não é muito espessa nem a máscara Creme of Nature Argan Oil Intensive Conditioning Treatment..o resto das que conheço são muito espessas.
      Dormir com a touca de cetim a meu ver vai proteger mais as tranças.
      Beijinhos

  • Rute Baptista

    ola sandy, eu ja usei a mascara de proteinas da Joico K-Pak Deep Penetrating Reconstructor e tb a da ORS maionese, mas se que nenhuma funcionou bem no meu cabelo. neste momento estou c tranças, mas so que o meu cabelo estava bastante idanificado pq desfrisei e depois pintei. qual me aconselhas a usar?
    obrigada.
    p.s quando voltam a ter o oleo de ricino?
    beijinhos *

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Rute, talvez o teu cabelo seja Protein Sensitive.. contudo como desfrisaste e pintaste deves usar uma máscara de proteínas. Já experimentaste as da marca Aphogee?
      O Jamaican Black Castor Oil deve estar disponível só daqui a 2 semanas mais ou menos.
      Beijinhos

  • Anónimo

    Aconselhas a fazer as big braid box?é benefiko para o cabelo em transiçao?alguns kuidados especiais para este tipo d tranças?
    Obrigada
    Feliz Natal.

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá,
      sim aconselho desde que não fiquem muito apertadas as tranças para não danificar o cabelo.
      Os cuidados são os mesmos deste post.
      Beijinhos e boas entradas!

  • A Iy

    Olá Sandy
    Estava mesmo à procura de todas estas informações e eu acho no máximo o blogue é este post.
    Queria saber para quem tem o cabelo desfrizado. Já não o desfrizo à uns 2 meses. Achas que posso colocar as tranças?

  • Anónimo

    Olá usei tranças durante muito tempo e agora deixei de usar porque ja tinha o cabelo a partir se… desfrisei a uns meses atras cerca de 3 meses mas agora n sei que produtos usar… o cabelo está seco e nao faço ideia como tratar algum conselho? bjs

  • A Iy

    Olá Sandy!
    Qual o melhor cabelo ou marca que podemos utilizar para fazer as tranças?

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá 🙂
      sinceramente não sei, já não uso tranças com extensões há muitos anos e não estou a par das marcas.
      Beijinhos

  • Bitch Herondale

    olá, começarei minha transição capilar em janeiro e em março (acho) colocarei minhas tranças. Eu ainda tenho umas dúvidas sobre o assunto, então eu queria alguns esclarecimentos se não for incômodo.
    1. Foi citado "cuidar de um cabelo com tranças não é nada mais nada menos do que cuidar de um cabelo sem tranças." então eu queria saber se posso fazer os tratamentos como Hidratação, Nutrição e Reconstrução que eu faço normalmente no cabelo com as braids? (quero colocar aquelas tranças fininhas que nem o da girl na primeira foto) não tem risco de ficar produto no interior das tranças? ou tem jeito de tirar tudinho?
    2. Eu notei que em algumas meninas que usam as box braids o cabelo da frente fica ralinho ou cai completamente, pq como a área é sensível, o peso das tranças faz com que o couro cabeludo fique ainda mais sensível e consequentemente leva á perda do cabelo na parte bem frontal,(não é em todo caso, mas nas garotas que tem cabelos curtinhos na frente geralmente acontece isso) queria saber se tem como evitar isso? alguma técnica que vá amenizar a queda ou algum tipo de cabelo sintético mais leve específico pra isso?
    3. última pergunta, quando é retirado as tranças, fica algum nó que nem acontece com o uso do mega-hair, ou aquelas marcas brancas de resíduo de produtos igual quando usamos mega e retiramos?
    Agradeço desde já, e espero que possa responder-me. kisses.

  • SandraRaquel
    AUTOR

    Olá,
    Sim podes fazer normalmente os tratamentos com as tranças, se enxaguares bem não ficarão restos de produtos.
    Para amenizar a queda de cabelo usa o jamaican black castor oil, é ótimo para fortalecer os fios.

  • Anónimo

    Ola tens alguma dica diferente para cabelo caucasiano? Obg 🙂

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Nadine,
      infelizmente que me lembre não tenho nenhuma aqui no blog e pouco sei sobre o cabelo caucasiano.
      Beijinhos 🙂

  • cloe

    olá sandy
    Gostaria de saber quais é que são as mascaras de proteinas , e quais é que são mascaras hidratantes.
    beijinhos.

  • Unknown

    Olá eu fiz as tranças tirei ao fim de 3 semanas ! Mas quando tirei meu cabelo caiu muito e ficou mais pequeno! eu tinha um cabelo bem comprido e grosso ! Como vou fortalecer ele ? obrigado

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá,
      experimenta usar o jamaican black castor oil para fortalecer.
      Beijinhos

  • Carla Biage

    Olá Sandra como está?
    Quero tirar uma dúvida, se puderes ajudar.
    Quais são os conselhos que dás para quem tem tranças, quais são os cuidados que devemos ter antes e depois de ir à praia ou piscina ?
    Obrigado 😘

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Carla, tudo bem?
      Há uns sprays que protegem do Sol e da água do mar que podes usar nas tranças, estes que falo aqui neste post https://cabelosafricanos.com/como-proteger-o-cabelo-no-verao/

      Depois de ir à praia/piscina, apesar de ser difícil, é importante lavar com um chelating shampoo principalmente para remover o cloro. Como chelating shampoo tens por exemplo o da Paul Mitchell Shampoo Three ou o Joico K-Pak Clarifying Shampoo

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *