Pesquisar
TOP
Biblioteca do Cabelo

Escova Progressiva

PARTILHAR

Hoje venho falar de um tema bastante popular, principalmente no Brasil, a Escova Progressiva! Nos EUA acho que chamam a isto “Brazilian Keratin Treatment“.
Nos posts que tenho feito no Blog só falo praticamente do cabelo desfrisado e natural, nunca abordei o tema da progressiva. Isto é porque até há bem pouco tempo eu quase desconhecia o que era, quem tinha feito, os resultados, prós e contras, etc. e também nunca me despertou a curiosidade em saber mais, não sei porquê… Ouvia algumas histórias horrendas sobre a progressiva e talvez viesse daí esse meu desinteresse…

Contudo, há uns meses atrás reencontrei uma prima minha que já não via há imenso tempo, achei o cabelo dela lindo, saudável, brilhante e hidratado, e perguntei-lhe o que fazia, aí ela respondeu-me que deixou de desfrisar e passou a fazer Escova Progressiva.
Um dia fui com ela à cabeleireira onde faz, e vi o processo todo. Ela já faz a progressiva há mais ou menos 1 ano e o cabelo tem crescido como nunca antes cresceu enquanto desfrisava.

Porque é que optei pela progressiva?
Além da influência que a minha prima me causou para experimentar a progressiva, naquela altura também andava numa fase em que o meu cabelo estava bastante áspero e seco, especialmente nas pontas.
Como sabia que a escova progressiva ajudava a deixar o cabelo mais brilhante, macio e selava as cutículas dos fios, então decidi experimentar! Fiz há pouco tempo a minha segunda aplicação (a minha primeira aplicação foi há cerca de 5 meses atrás) e desde então estou a adoraaaar o meu cabelo! Está tão brilhante, macio e com muito mais movimento, oh gosshh!! Os meus Bantu Knots e Braid Outs agora ficam melhores que nunca!

O que é a Escova Progressiva?

É um tratamento que ajuda a reduzir o volume do cabelo alisando-o. Sela as cutículas dos fios deixando-os sem frizz. (Se a progressiva for feita num cabelo afro, não consegue deixá-lo liso como um desfrisante porque não é tão forte, deixa-o com menos volume e com caracóis mais “abertos”).
A Escova Progressiva tem o nome ‘Progressiva’ porque quanto mais vezes se fizer este tratamento melhor irá agir, consequentemente mais finos ficarão os fios e com menos volume. Como o efeito da progressiva vai desaparecendo ao longo do tempo isto não é um problema. Daí o recomendado de não retocar antes dos 3 meses, caso não se queira ficar com os fios muito finos.

Do que é constituída?
Resumidamente, a Escova Progressiva é feita por uma junção de vários tipos de proteínas, incluindo a queratina líquida, e um químico que pode ser o formol (0.2%) ou tioglicolato de amónio ou etalonamina, entre outros. O químico vai ter como papel alisar os fios e a queratina líquida vai ajudar a selar as cutículas, diminuindo assim o frizz e o aspecto de pontas espigadas.

Como é feita?
O primeiro passo é lavar muito bem o cabelo com um shampoo anti-resíduos (Clarifying Shampoo). Nessa lavagem não se usa qualquer tipo de condicionador.
Depois seca-se o cabelo com um secador. Coloca-se o produto mecha por mecha tal e qual um desfrisante. Penteia-se o cabelo e deixa-se agir durante algum tempo.
Faz-se um brushing e a seguir passa-se cada mecha com o alisador/chapinha.
A seguir lava-se novamente o cabelo com um shampoo sem sulfato e desta vez usa-se também um condicionador para ajudar a selar as cutículas dos fios.
Volta-se a fazer o brushing.

Quanto tempo dura?
Ao contrário dos desfrisantes, a Escova Progressiva não dura eternamente. O seu efeito vai saindo com o passar do tempo.
A duração depende muito de cabelo para cabelo e o número de vezes que se lava o cabelo por semana, mas geralmente dura entre 4 a 6 meses.

Cuidados a ter antes e depois de fazer a Escova Progressiva?
Antes:
– Se costumas pintar ou desfrisar o cabelo espera 1 semana depois de pintares ou desfrisares.
Depois:
– Depois de fazeres a progressiva espera pelo menos 2 dias para lavares o cabelo.
Lava sempre o cabelo com um shampoo sem sulfato (Sulfate-free) para as cutículas dos fios não se levantarem e o efeito da escova não sair! (Se quiseres exemplos de shampoos sem sulfato, clica aqui).
– Protege o cabelo com um protector de calor sempre que usares um secador ou um alisador/chapinha.
– Evita os shampoos que contêm sulfatos.
– Não deixes de hidratar/nutrir os fios! Os tratamentos com máscaras hidratantes/nutritivas são igualmente necessários, fá-los semanalmente! Hidrata/Nutre também o cabelo com cremes e óleos naturais regularmente.
– Se fores à praia ou à piscina, põe imenso óleo de coco extra-virgem (essencialmente nas pontas) antes de entrares dentro da água para proteger do sal ou do cloro.

.

Desfrisante ou Escova Progressiva?
Comparando as duas técnicas que conheço e já experimentei, o desfriso e a escova progressiva, neste momento consigo afirmar que a escova progressiva pode ser menos prejudicial que os desfrisantes.

Os químicos dos desfrisantes são mais “fortes” comparados ao da progressiva. O alisamento do desfrisante é definitivo, enquanto que o alisamento da progressiva vai saindo com o passar do tempo. A progressiva é definida como um tratamento para os fios e o desfriso é um alisamento.

A progressiva se for feita no cabelo natural não o deixa completamente liso, apenas fica menos volumoso e com os caracóis mais “abertos”. Os desfrisantes deixam um aspecto bastante ressequido no cabelo, pontas espigadas e secas. Logo na primeira aplicação da progressiva já se nota as pontas dos fios bem seladas e o cabelo suuupppeeeer brilhante e macio! Os produtos hidratantes são melhor absorvidos e permanecem durante mais tempo dentro dos fios quando se tem a progressiva.

 


 

Por que razão a progressiva não resultou com algumas pessoas?
Pode haver vários motivos por a progressiva não ter dado certo…
Várias pessoas quando fazem a progressiva ficam encantadas com o seu novo aspecto do cabelo, fica mais brilhante com um ar mais hidratado e o melhor de tudo é… quando se dá só com um pouco de secador o cabelo fica logo liso! O facto do cabelo ficar logo liso é o paraíso para alguns porque facilita o pentear!
Acorda-se, toma-se banho, lava-se o cabelo rapidamente com shampoo e condicionador, veste-se, dá-se com o secador e pronto já podemos sair de casa… já não há mais preocupações… Contudo, com o passar do tempo o cabelo começa a ficar ressequido, e aí vem o desastre… os fios começam a partir e a cair.
O cabelo ODEIA calor e não é com a progressiva que ele vai gostar mais! É um facto que quando fazes progressiva um pouco de calor deixa logo o cabelo liso, mas isso não é sinal que aguente mais o calor!

A progressiva também contém químicos, e por isso vais ter que continuar a fazer todas as hidratações para ele se manter saudável tal e qual como fazias com o cabelo desfrisado ou mesmo o cabelo natural afro.

Evita também a exposição do cabelo ao Sol, os raios UV também prejudicam os fios… usa um chapéu ou um protector solar de cabelo quando fores à praia.
Outro aspecto importante é escolher um BOM cabeleireiro para se fazer a escova progressiva! Não confies em todos os cabeleireiros que fazem as progressivas! A progressiva exige uma mistura certa e adequada para o teu tipo de cabelo. Não se deve usar grandes quantidades de químicos para não danificar o couro cabeludo e o comprimento do cabelo! Além disso, nem todas as marcas de progressivas são fiáveis!

Eu, a minha prima e várias são-tomenses fazemos as aplicações da escova progressiva com uma cabeleireira brasileira muito profissional que trabalha em casa. Ela faz muito bem as misturas e usa os produtos adequados ao nosso tipo de cabelo. Até então estamos satisfeitíssimas com o resultado! Se estiveres interessada em fazer a progressiva com esta cabeleireira contacta 961125733.

 


 

Fotos Antes e Depois da Progressiva:

.

A foto da esquerda foi tirada, penso eu, no final do ano passado e tinha acabado de alisar o cabelo com a chapinha/alisador. Nessa altura nunca tinha feito a escova progressiva.
A foto do meio foi tirada a primeira vez que fiz a progressiva e a foto da direita foi tirada a segunda vez que fiz (só foi feito um brushing com secador).
Apesar de eu ter bastante cuidado a hidratar devidamente o cabelo antes de o esticar para não deixar as pontas ressequidas, nota-se que na primeira foto as minhas pontas já estavam bem “cansadas” em relação às outras duas fotos. Não dá para sentir as diferenças em relação à maciez do cabelo, mas neste momento está muito macio e mais maleável. O desfriso deixa o cabelo com um aspecto “duro”, áspero e sem movimento enquanto que a progressiva age de forma contrária.

P.S. Só aqui um à parte, na foto à esquerda ainda tinha o corte Channel Assimétrico (curto atrás e comprido à frente) que fiz no cabeleireiro Karlos Wendell no Verão do ano passado (podes ler mais sobre este corte aqui). Mas o meu cabelo foi crescendo, o corte deixou de ficar tão bonito como antes e as pontas foram ficando espigadas. Na última foto à direita já podes ver outro corte… eu própria cortei o meu cabelo… tentei fazer mais um corte em V.

.

A foto do lado esquerdo foi tirada antes de fazer a progressiva, estava a usar Braid Outs do 2º dia. Na foto do lado direito estava a usar Bantu Knots Out também do 2º dia e já foi depois do cabelo com progressiva. Mesmo no 2º dia, o cabelo ainda se mantém brilhante e hidratado sem acrescentar nenhum produto.

.

Fotos Antes e Depois da Progressiva da minha prima:

A foto de cima foi tirada com o cabelo ainda desfrisado. Como se pode notar o comprimento, e essencialmente as pontas, estavam secas, danificadas e espigadas. O cabelo dela nunca passou do comprimento dos ombros (SL).

Depois da Progressiva:

O cabelo está agora mais comprido, extremamente brilhante, macio, com as pontas seladas e cheio de movimento. A foto mais à esquerda corresponde à 1ª vez da progressiva e a foto mais à direita corresponde à última vez. Ela começou a fazer a progressiva há, mais ou menos, 1 ano atrás.

 


 

Fotos Antes e Depois da Progressiva de uma seguidora do Blog:

.
Já várias seguidoras do Blog decidiram experimentar a progressiva com a cabeleireira que me cuida do cabelo e estão a adorar os resultados! Uma das seguidoras já estava desesperada de ver o cabelo tão danificado que depois do tratamento da progressiva ficou tão maravilhada que decidiu enviar fotos para serem partilhadas no Blog. 

(Atualizado – 6/10/2015)


PARTILHAR

«

»

22 COMENTÁRIOS

  • Avatar
    Cleide Ramos

    Gostaria de tirar uma dúvida relativamente à escova progressiva e texturizaçao em cabelos afro nao tratados anteriormente com quimicos. A texturizacao e a escova progressiva nos cabelos afro sem klkr desfriso tem mais ou menos a mesma acçao ou existe diferenças? Uma vez que um dos objectivos (de um e de outro) é a perda de volume e "abrir" o caracol. Só queria saber se existe mts diferenças e qual deles será menos agressivo. P.s. adoro o teu blog, parabéns =) Cleide

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Cleide,
      A texturização significa o mesmo que texturize? Desculpa, a pergunta mas não estou habituada aos termos portugueses.
      Se te referes ao texturize… tanto o texturize como a progressiva têm os mesmos objetivos no cabelo natural mas agem de formas bastante distintas. O texturize é geralmente composto por um químico chamado guanidina (o mesmo químico que a maioria dos desfrisantes mas em menores quantidades), esse químico é considerado pacífico para a saúde mas tem tendência a deixar o cabelo com um aspecto mais ressequido.
      Quanto à progressiva geralmente são sempre feitas à base de formol, que é menos amigo da nossa saúde devido aos gases que são libertados durante a aplicação, mas por ser um químico com pH ácido (o mesmo pH do cabelo) deixa-o mais brilhante, maleável e macio.
      Se tens intenções de fazer várias aplicações, sugiro-te a fazeres o texturize por ser mais saudável para a saúde, por outro lado se só tens intenção de abrir os caracóis uma vez ou muito esporadicamente, a progressiva pode ser uma boa hipótese.
      Obrigada 🙂

  • Avatar
    Jéssica Reis

    Ola Sandy, gostei muito deste post, á uns bons meses atras ja tinha tido esta ideia mas deixei o meu cabelo crescer mais um pouco e mais saudavel, e agora que ci este post despertaste outra vez esta udeia da escova progressiva 😉 queria saber se agora que o meu cabelo esta completamente natural e se eu fizer a escova progressiva se os meus caracois ainda voltam depois? Obrigada

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Jéssica,
      ainda não sou muito experiente nisto da escova progressiva, mas acho que mesmo com o tempo ela não sai completamente e os teu caracóis já não vão voltar exatamente como eram antes. É um facto que a escova progressiva vai saindo e perdendo o seu efeito, mas acho que não sai totalmente!
      Com base na experiência que tenho visto com o cabelo da minha prima que já faz há mais tempo progressiva que eu, os caracóis dela eram do tipo coil (como chamam na américa) e agora são mais curls…ficaram mais abertos e maleáveis.

  • Avatar
    Irina Manuel

    Olá Sandy

    Fiquei interessada em fazer a progressiva mas das vezes que li a respeito diziam que não era recomendado de todo para cabelos afro e isso deixou-me intrigada, até porque tem tido bons resultados a ti e a sua prima.

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Irina,
      Sim, na verdade não se costuma recomendar a progressiva para cabelos afro principalmente do tipo 4, porque na primeira aplicação da escova progressiva não se vê alterações quase nenhumas, são precisas várias aplicações para se começar a ver mudanças, e foi isso que aconteceu com o cabelo da minha prima, ela tinha o cabelo desfrisado a primeira vez que foi fazer, mas deixou de desfrisar e como já fez várias aplicações os caracóis naturais começaram a ficar mais abertos.

  • Avatar
    Debs Pin

    Olá Sandy,

    Antes demais, muitos parabéns pelo blog pois é extremamente difícil encontrar um blog com dicas para cabelos afro.

    Mas preciso de uma dica urgente, faz já 3 meses que voltei das minhas férias nos EUA e desde então o meu cabelo começou a cair muito, creio que seja por causa da água mas não sei o que fazer com o meu cabelo, desde então parei as químicas, secadores, tenho seguido o cronograma capilar(às vezes esqueço alguns dias) mas não sei o que fazer.
    E estava até em pensar em fazer progressiva, mas estou com receio….

    Obrigada e bjinhos 😉

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Debs,
      não acredito que seja só a dureza da água a proporcionar isso. Pode também ter a ver com hábitos alimentares…
      Mas o teu cabelo está a cair ou partir-se? Se for quebra talvez possa ser da transição…
      O meu conselho seria continuares com o regime semanal, se vires que nada está a mudar, alteras um pouco o teu regime (pode ser problema de alguns produtos).
      Quanto à escova progressiva, ela não te vai fazer cair o cabelo. As escovas que fazem cair são aquelas que são mal feitas pelos cabeleireiros. Se estiveres interessada, a minha cabeleireira está com uma promoção da progressiva de 20 euros a menos só neste mês de Outubro!
      Beijinhos

  • Avatar
    Carla Lopes

    O que eu adoro este blogue a sério tudo o que preciso está cá. És um espectáculo!!!!!

  • Avatar
    Vera Lucia

    Olá Sandy, eu vi este post e fiquei bastante interessada em experimentar a escova progressiva, será que podes dizer qual a marca do produto que a tua cabeleireira usa? Eu não desfriso o meu cabelo desde novembro, não há problema certo? Obrigada, beijinhos

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Vera, não sei qual é a marca, mas podes ligar para ela a perguntar.
      Não, não há problema. Só não deves fazer a progressiva se o teu cabelo estiver danificado ou for muito fraco.

    • Avatar
      Vera Lucia

      Obrigada! Beijinhos 😉

  • Avatar
    Rita

    Olá! Só agora estou a ler este post em (2017) e adorei! ainda continuas a fazer a progressiva? como se têm comportado o teu cabelo? e essa cabeleireira ainda faz aplicação? obrigada desde já! Estou simplesmente adorar o teu blog 🙂

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Rita, olha já não faço progressiva há 1 ano e alguns meses, as pontas do meu cabelo começaram a ficar muito finas e não gosto do cabelo sem volume. Quero voltar a fazer, mas vou deixar passar uns tempos.
      Se gostas de cabelo com volume como eu e se queres fazer, o meu conselho seria fazeres apenas uma vez e depois deixares passar 1 ano, 1 ano e tal e fazeres de novo.
      Eu amei os efeitos da progressiva, principalmente a primeira vez, o meu cabelo ficou cheio de brilho, super macio e maleável, e da primeira vez não perdeu muito volume.
      Comecei a retocar de 3 em 3 meses ou de 4 em 4 meses e aí começou a perder o volume, devia ter espaçado mais o tempo.
      Nunca fiz progressiva noutro sítio, faço sempre com essa cabeleireira e para mim ela é um espectáculo! E sim, ainda continua a fazer.
      Outro conselho, não faças progressiva se o teu cabelo estiver fraco e danificado porque pode piorar!
      Beijinhos

    • Avatar
      Rita

      Obrigada querida pela prontidão na resposta! Foi-me muito útil todos estes conselhos 🙂 mas achas que se apenas aplicar na raíz do cabelo, depois da primeira aplicação.. o cabelo também vai ficar fino à mesma nas pontas? Pois o meu cabelo natural é bastante espesso, e quando começa a crescer nota-se bastante a raíz.. já com o desfrise apenas fazia a manutenção na raíz, achas que poderei fazer também a aplicação da progressiva apenas na raíz? Beijinhos

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Também já me passou pela cabeça começar a fazer isso, por acaso esqueci-me de te dar essa solução. Quanto ao formol, a minha prima que costuma fazer também, é médica e ela diz que pouco contacto por ano com o formol não traz consequências, traz mais à cabeleireira a níveis respiratórios porque está sempre em contacto a fazer aos clientes. Por isso se fizeres 1 ou mesmo 2 vezes por ano não precisas de te preocupar. Em relação ao cabelo, o formol deixa-o mais fino.

    • Avatar
      Rita

      Ok muito obrigada por todo o esclarecimento, és espectacular, ajudas-te me imenso 🙂 já marquei e tudo com a cabeleireira. Adoro o teu blog, vou tar atenta a posts futuros! Beijinhos

  • Avatar
    Rita

    E esta progressiva contém formol?

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Sim, esta progressiva contém formol.

    • Avatar
      Rita

      Sempre ouvi falar muito mal do formol. Na tua opinião achas que não é perigoso? Obrigada desde já por todo este esclarecimento 🙂 Beijinhos

  • Avatar
    Unknown

    Ola Sandy chamo-me Marina
    Conheci seu blog a bem pouco tempo, bem eu ja fiz progressiva durante 1 ano mas desisti porque é um processo caro onde vivo, Africa de Sul. E voltei a desfrisar com AfricanPride. Sei que esse seu poste não é recente. Por isso eu pergunto se ainda continuas com a progressiva ou voltaste ao desfriso. Pois noto que teu cabelo evoluiu muito desde este post até os mais recentes.
    Aguardo a resposta. Bjinhos

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *