Pesquisar
TOP
Biblioteca do Cabelo Cabelo Natural Intro Truques e Dicas

O Método Anthony Dickey – Definição MÁXIMA no Cabelo Crespo

PARTILHAR

Será que há por aí alguma fórmula para definir os cabelos crespos, principalmente os cabelos tipo 4C?… Há sim! E essa fórmula foi inventada há 7 anos pelo Bendito Sr. Anthony Dickey que desmitificou a ideia de que o cabelo crespo não tem caracóis.

É realmente um facto que os caracóis do cabelo crespo não são iguais aos caracóis de um cabelo tipo 3, estes são na realidade caracóis mais parecidos a uma bobina, em inglês são conhecidos por coils. Mas eles existem, eles estão lá, e é a tua decisão quereres que eles apareçam ou não.

Tu é que decides se queres usar o teu cabelo crespo ao natural ou definido, mas ao menos assim já sabes que tens a opção de defini-lo se assim o desejares, e que afinal definir um cabelo afro não é uma tarefa impossível nem complicada, acredita! É só seguires este simples Método…

Vantagens em fazer o Método Anthony Dickey:

  • Os caracóis ficam mais definidos e com mais brilho.
  • O cabelo fica praticamente sem frizz.
  • Permite definir os caracóis dos cabelos tipo 4B/4C.
  • Os caracóis ficam mais alongados. Não se sofre tanto do fator encolhimento.
  • O processo de definição é mais prático e rápido, pois pode ser tudo feito no banho.
  • A definição dura por mais dias.
  • O cabelo fica mais hidratado devido ao uso abundante do condicionador.

Mas o que é o Método Anthony Dickey?

Este é um método super prático e rápido de definição de qualquer tipo de cabelo encaracolado e crespo, inventado pelo Anthony Dickey, um cabeleireiro americano muito popular que trabalha no Hair Rules Salon. O Hair Rules Salon foi um dos primeiros salões de beleza a cuidar dos cabelos naturais e está localizado em Nova Iorque.

Este método está divido em cinco partes:

1. Limpar:

O primeiro passo consiste em molhar bem o cabelo e lavá-lo com um condicionador Co-Wash de forma a limpar os fios sem agredir os caracóis. Depois do Co-Wash, o cabelo vai ficar limpo, bem hidratado e dependendo do teu tipo de cabelo até já vais conseguir ver umas ondulaçõezitas. Se não fores muito fã de estar sempre a fazer Co-wash, assim como eu, podes sempre usar um champô hidratante sem sulfatos. Mas certifica-te que não é um champô assim agressivo para o teu cabelo!

Vídeo: Limpar – A partir do minuto 3:38

2. Hidratar:

A seguir ao co-wash (ou ao champô sem sulfatos) usa um condicionador abundantemente hidratante! Põe bastante condicionador e desembaraça com os dedos. Mantém-no com o condicionador durante pelo menos 5-10 minutos e no fim enxagua.

O Anthony diz sempre que os condicionadores são feitos para revelar os nossos caracóis naturais e os finalizantes são para manter/selar os caracóis que o condicionador já proporcionou! Por isso é importante pormos muito condicionador no cabelo. Se tiveres o cabelo tipo 4, não tenhas medo de saturar o cabelo com condicionador, quanto mais tiver, melhor! O condicionador vai ajudar a pesar os fios e a formar rapidamente os caracóis.

Porquê desembaraçar apenas com os dedos? O Anthony recomenda não usar pentes nem escovas, salientando que estes destroem o padrão natural dos nossos caracóis. Desembaraçar o cabelo com os dedos é uma forma mais gentil de desembaraçar o cabelo, o que também diminui muito a quebra dos fios, permitindo que o cabelo ganhe mais comprimento e volume.

Vídeo: Hidratar – A partir do minuto 4:58

3. Finalizar:

Ainda no banho, o terceiro passo é finalizar com o teu ativador de caracóis preferido no cabelo completamente molhado. Se tens o cabelo tipo 4B/4C aconselho-te a usar como finalizante uma geleia, gelatina ou gel, ou um creme ativador bem selante!

O Anthony neste passo fala na importância de usarmos um finalizante quando ainda temos o cabelo BEM molhado! Assim como pões o condicionador no cabelo, é como deves aplicar o teu ativador de caracóis. Quanto mais molhado estiver enquanto puseres o finalizante, menos frizz e mais caracóis terá o teu cabelo quando secar!

Podes aplicar o teu ativador como se estivesses a fazer fitagem ou podes só aplicá-lo em grandes secções. Eu normalmente costumo aplicar como na fitagem, mas demoro menos tempo porque uso secções um bocado maiores por o cabelo estar molhado, e não me foco tanto a enluvar as mechas. Ainda assim, é importante enluvar as mechas para que o cabelo não encolha tanto quando secar.

Vídeo: Finalizar – A partir do minuto 7:52

4. Abanar a cabeça:

No fim de já teres aplicado bem o finalizante, cobre o teu rosto com uma toalha e abana a cabeça para soltar os caracóis e retirar o excesso de água.

No final destes 4 passos, o Anthony alerta que se o cabelo já estiver com frizz enquanto está molhado, ficará pior quando secar! Por isso é importante aplicarmos todos os produtos enquanto o cabelo está molhado e não tenha frizz.

Vídeo: Abanar – A partir do minuto 9:34

5. Secar o cabelo:

Por último, mas não menos importante, vem a parte de secagem do cabelo. Podes secá-lo ao natural, ou usar um secador-de-pé, ou uma touca difusora de cetim ou mesmo um difusor. É SUPER importante que não toques muito no cabelo enquanto ele está na fase de secagem! Tocares nos fios vai fazê-lo ganhar frizz e, por conseguinte, destruir os caracóis. Daí também ser altamente desaconselhável secares o cabelo com um secador-de-mão sem difusor, e mesmo se usares difusor tem algum cuidado para não proporcionares frizz.

Vídeo: Secar – A partir do minuto 10:24

Recapitulando:

  1. Limpar – Lavar o cabelo com um Co-Wash, e enxaguar.
  2. Hidratar – Aplicar um condicionador bem hidratante. Usar MUITO condicionador se o teu cabelo é crespo! Desembaraçar o cabelo com os dedos e re-aplicar ainda mais condicionador. No fim de 5-10 min, enxaguar.
  3. Finalizar – Ainda no banho, usar um ativador de caracóis no cabelo BEM molhado. Se tens o cabelo crespo, usa uma geleia, gelatina ou gel, ou um creme ativador bastante selante.
  4. Abanar a cabeça – Abanar a cabeça para soltar os caracóis e retirar o excesso de água. Certifica que o teu cabelo não tem frizz.
  5. Secar o cabelo – Secar o cabelo ao natural, ou com um secador-de-pé, ou uma touca difusora de cetim ou com um difusor. Não tocar no cabelo enquanto está a secar!

Et voilà! É só mesmo isto!…

A minha opinião:

Este é um método que costumo fazer várias vezes e realmente RESULTA! O meu cabelo fica definido com o método normal de fitagem, mas com este método do Anthony define MUITO MAIS sem dúvida alguma! Os caracóis quando secam ficam sem frizz (e acredita, o meu cabelo é aquele desventurado que mais sofre de frizz na parte da frente). O cabelo já seco fica muito parecido aos caracóis do cabelo molhado, não há aquela TREMENDA diferença! Além disso, também noto que os caracóis ficam BEM MENOS encolhidos. O fator encolhimento dá-nos algumas férias com este método. E o melhor de tudo é que me despacho muito mais rápido a tratar do cabelo. É super prático, principalmente nas férias de Verão em que se lava muitas vezes o cabelo com as idas à praia e piscina.


PARTILHAR

«

2 COMENTÁRIOS

  • Carmen

    Top !! Amei a dica 🤩 vou experimentar olmo meu cabelo e no das miúdas 👌🏾. Obrigada 🤗😘

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *