Pesquisar
TOP
Biblioteca do Cabelo Receitas Caseiras

Greenhouse Effect – Efeito de Estufa no Cabelo (Umectação)

PARTILHAR

.

O Greenhouse Effect (Efeito de Estufa) é um método/tratamento para o crescimento do cabelo. Este método faz os fios de cabelo reterem a hidratação necessária para que o cabelo cresça e se mantenha saudável. 
Simplificando…o Efeito de Estufa no cabelo não é nada mais nada menos que fazer Umectação, a única diferença é que é feito no cabelo húmido.

.

Benefícios do Greenhouse Effect (Efeito de Estufa):

  • Aumenta a produção de sebo no couro cabeludo – O sebo é segregado pelas glândulas sebáceas e servem para lubrificar e impermeabilizar a pele e o cabelo, protege os fios de cabelo de ficarem secos e quebradiços. E como é que isto está relacionado com o Greenhouse Effect? Quando se faz o método GHE e se cobre o cabelo com uma touca, ao fim de umas horas o calor da cabeça produz um ambiente quente e o couro cabeludo começa a “transpirar” e a produzir mais sebo. 
  • Aumenta a circulação sanguínea no couro cabeludo – O calor no couro cabeludo faz aumentar a circulação sanguínea. O nosso sangue transporta nutrientes vitais para várias partes do corpos, por isso faz sentido que mais nutrientes cheguem aos folículos capilares com o GHE, e portanto o crescimento do cabelo seja estimulado. 
  • Ajuda a reter a hidratação nos fios de cabelo – O GHE pode ser bom para repor e reter a hidratação nos fios. Há condensação, o vapor que se forma dentro da touca de plástico transforma-se em água, e portanto a hidratação nos fios nunca é perdida. 
  • A transpiração e o vapor desintoxicam o couro cabeludo 

.

Resumindo, como fazer o Greenhouse Effect?

    1. Enche uma embalagem de spray com água, e aplica um pouco de água no cabelo até estar assim um bocado húmido (não molhado, só húmido!).
    2. Aplica um óleo 100% natural no cabelo (não apliques no couro cabeludo!)
    3. Apanha o cabelo em bun, ou faz 2 ou 3 twists ou tranças grandes.
    4. Cobre o cabelo com uma touca de plástico. Se não tiveres não faz mal, cobre com um saco de plástico e ata bem.
    5. Deixa actuar durante a noite.
    6. No dia a seguir podes optar por deixar o cabelo como está ou lavar se preferires.
    7. Podes fazer este método entre 1 a 5 vezes por semana, conforme preferires e te der jeito.
      Mas quanto mais vezes por semana melhor irão ser os resultados.


PARTILHAR

«

»

20 COMENTÁRIOS

  • Avatar
    Anónimo

    ola
    sou seguidora do blog e tenho o cabelo desfrisado. na semana do desafio do M $ seal, fiz duas vezes, mas decada vez que colocava o creme sentia que ficava com muito cabelo nas maos e acabei por desistir. porque sera?fiquei na duvida se o creme nao era dos melhores.
    bjs
    olivia

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Olivia, penso que te respondi para o Facebook 🙂
      Beijinhos

  • Avatar
    Anónimo

    Oi Sandy tudo bem ? eu antes passava oleo de ricino e depois a umectacao. Depois de ler o post fiquei confusa, gostaria de saber si posso passar o oleo de ricino no couro cabeludo depois fazer como explucastes ? Fixa bem bjs

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Olá, a leitora Célia fez uma pergunta idêntica, respondi para as duas =)
      Beijinhos

  • Avatar
    Célia Mascarenhas

    Obrigada uma vez mais Sandy, só tenho uma dúvida: eu costumo fazer umectação com óleo de ricino no couro cabeludo e óleo de coco ou azeite no resto do cabelo e ponho o saco de plástico e durmo com ele assim e no dia seguinte lavo(já faço há alguns meses). Será que faço mal em dormir com óleo no couro cabeludo? Obrigada

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Célia, não há problema em aplicares óleos no couro cabeludo, eu também o faço. Só que esta técnica chamada Greenhouse effect consiste em só aplicar o óleo no comprimento do cabelo. É uma boa opção para quem não gosta de sentir o couro cabeludo "sujo" ou comichões. Beijinhos

  • Avatar
    Anónimo

    Oi, será que posso cobrir o cabelo com filme alimentar?

  • Avatar

    Eu nao uso água. A minha umectacao é com o óleo de coco. Existe algum mal?

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Dalete, no Greenhouse effect também se usa óleo, mas antes do óleo aplica-se um pouco de água para ajudar as moléculas dos óleos a penetrarem melhor nos fios de cabelo.

  • Avatar

    Outra questão, no greenhouse effect, nao é necessário o uso de um creme ou condicionador?

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Não, não é necessário…no Moisturize & Seal é que se usa um creme.

  • Avatar
    Joana Rodrigues

    Olá Sandy, fiz o greenhouse effect ontem, so que como o meu oleo de coco ainda nao chegou, utilizei o meu oleo da keracare que é uma mistura de oleos, gostaria de saber se fiz mal ou nao? Obrigada, sucesso

  • Avatar
    Joana Rodrigues

    Olá Sandy, fiz o greenhouse effect ontem, so que como o meu oleo de coco ainda nao chegou, utilizei o meu oleo da keracare que é uma mistura de oleos, gostaria de saber se fiz mal ou nao? Obrigada, sucesso. Beijinhos

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Joana,
      não fizeste mal nenhum, tendo em conta que o óleo da keracare é uma mistura de óleos naturais, é perfeitamente válido.. às vezes também costumo fazer o Greenhouse effect com esse óleo.
      Beijinhos

  • Avatar
    Anónimo

    Olá Sandy! Estou um bocado confusa com este post, afinal qual a diferença entre o Baggy method e Greenhouse Effect? é que eu tenho feito uma tecnica parecida só que faço após a lavagem do cabelo com condicionador ou com creme.
    Obrigada.

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Olá,
      o Greenhouse Effect tem como propósito estimular a circulação sanguínea, a produção de sebo no couro cabeludo e consequentemente o crescimento do cabelo e a retenção de hidratação nos fios.
      O Baggy Method está mais ligado à retenção de hidratação no comprimento dos fios de cabelo e apenas usado com um creme ou condicionador. No Greenhouse effect usa-se óleos naturais.

  • Avatar
    Unknown

    Olá sou Maisa de São Paulo e ao fazer o Greenhous effect o lavar seria com água morna ou fria o que é recomendavel.

    • Avatar
      SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Maisa,
      O preferível é ser com água fria para não remover a hidratação

  • Avatar
    Nilza Chipengure

    Olá, combinei com umas amigas de fazer o desafio, só que eu não consigo dormir com o saco na cabeça, posso fazer durante o dia? Contando as horas de sono.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *