.
O Greenhouse Effect (Efeito de Estufa) é um método/tratamento para o crescimento do cabelo. Este método faz os fios de cabelo reterem a hidratação necessária para que o cabelo cresça e se mantenha saudável.
Simplificando…o Efeito de Estufa no cabelo não é nada mais nada menos que fazer Umectação, a única diferença é que é feito no cabelo húmido.
.
Benefícios do Greenhouse Effect (Efeito de Estufa):
- Aumenta a produção de sebo no couro cabeludo – O sebo é segregado pelas glândulas sebáceas e servem para lubrificar e impermeabilizar a pele e o cabelo, protege os fios de cabelo de ficarem secos e quebradiços. E como é que isto está relacionado com o Greenhouse Effect? Quando se faz o método GHE e se cobre o cabelo com uma touca, ao fim de umas horas o calor da cabeça produz um ambiente quente e o couro cabeludo começa a “transpirar” e a produzir mais sebo.
- Aumenta a circulação sanguínea no couro cabeludo – O calor no couro cabeludo faz aumentar a circulação sanguínea. O nosso sangue transporta nutrientes vitais para várias partes do corpos, por isso faz sentido que mais nutrientes cheguem aos folículos capilares com o GHE, e portanto o crescimento do cabelo seja estimulado.
- Ajuda a reter a hidratação nos fios de cabelo – O GHE pode ser bom para repor e reter a hidratação nos fios. Há condensação, o vapor que se forma dentro da touca de plástico transforma-se em água, e portanto a hidratação nos fios nunca é perdida.
- A transpiração e o vapor desintoxicam o couro cabeludo
.
Resumindo, como fazer o Greenhouse Effect?
-
- Enche uma embalagem de spray com água, e aplica um pouco de água no cabelo até estar assim um bocado húmido (não molhado, só húmido!).
- Aplica um óleo 100% natural no cabelo (não apliques no couro cabeludo!)
- Apanha o cabelo em bun, ou faz 2 ou 3 twists ou tranças grandes.
- Cobre o cabelo com uma touca de plástico. Se não tiveres não faz mal, cobre com um saco de plástico e ata bem.
- Deixa actuar durante a noite.
- No dia a seguir podes optar por deixar o cabelo como está ou lavar se preferires.
- Podes fazer este método entre 1 a 5 vezes por semana, conforme preferires e te der jeito.
Mas quanto mais vezes por semana melhor irão ser os resultados.
20 COMENTÁRIOS
Anónimo
10 anos atrásola
sou seguidora do blog e tenho o cabelo desfrisado. na semana do desafio do M $ seal, fiz duas vezes, mas decada vez que colocava o creme sentia que ficava com muito cabelo nas maos e acabei por desistir. porque sera?fiquei na duvida se o creme nao era dos melhores.
bjs
olivia
SandraRaquel
10 anos atrás AUTOROlá Olivia, penso que te respondi para o Facebook 🙂
Beijinhos
Anónimo
10 anos atrásOi Sandy tudo bem ? eu antes passava oleo de ricino e depois a umectacao. Depois de ler o post fiquei confusa, gostaria de saber si posso passar o oleo de ricino no couro cabeludo depois fazer como explucastes ? Fixa bem bjs
SandraRaquel
10 anos atrás AUTOROlá, a leitora Célia fez uma pergunta idêntica, respondi para as duas =)
Beijinhos
Célia Mascarenhas
10 anos atrásObrigada uma vez mais Sandy, só tenho uma dúvida: eu costumo fazer umectação com óleo de ricino no couro cabeludo e óleo de coco ou azeite no resto do cabelo e ponho o saco de plástico e durmo com ele assim e no dia seguinte lavo(já faço há alguns meses). Será que faço mal em dormir com óleo no couro cabeludo? Obrigada
SandraRaquel
10 anos atrás AUTOROlá Célia, não há problema em aplicares óleos no couro cabeludo, eu também o faço. Só que esta técnica chamada Greenhouse effect consiste em só aplicar o óleo no comprimento do cabelo. É uma boa opção para quem não gosta de sentir o couro cabeludo "sujo" ou comichões. Beijinhos
Anónimo
10 anos atrásOi, será que posso cobrir o cabelo com filme alimentar?
SandraRaquel
10 anos atrás AUTOROlá, sim é uma opção também.
Beijinhos
Dalete Pinela Barbosa N'tchama
10 anos atrásEu nao uso água. A minha umectacao é com o óleo de coco. Existe algum mal?
SandraRaquel
10 anos atrás AUTOROlá Dalete, no Greenhouse effect também se usa óleo, mas antes do óleo aplica-se um pouco de água para ajudar as moléculas dos óleos a penetrarem melhor nos fios de cabelo.
Dalete Pinela Barbosa N'tchama
10 anos atrásOutra questão, no greenhouse effect, nao é necessário o uso de um creme ou condicionador?
SandraRaquel
10 anos atrás AUTORNão, não é necessário…no Moisturize & Seal é que se usa um creme.
Joana Rodrigues
10 anos atrásOlá Sandy, fiz o greenhouse effect ontem, so que como o meu oleo de coco ainda nao chegou, utilizei o meu oleo da keracare que é uma mistura de oleos, gostaria de saber se fiz mal ou nao? Obrigada, sucesso
Joana Rodrigues
10 anos atrásOlá Sandy, fiz o greenhouse effect ontem, so que como o meu oleo de coco ainda nao chegou, utilizei o meu oleo da keracare que é uma mistura de oleos, gostaria de saber se fiz mal ou nao? Obrigada, sucesso. Beijinhos
SandraRaquel
10 anos atrás AUTOROlá Joana,
não fizeste mal nenhum, tendo em conta que o óleo da keracare é uma mistura de óleos naturais, é perfeitamente válido.. às vezes também costumo fazer o Greenhouse effect com esse óleo.
Beijinhos
Anónimo
10 anos atrásOlá Sandy! Estou um bocado confusa com este post, afinal qual a diferença entre o Baggy method e Greenhouse Effect? é que eu tenho feito uma tecnica parecida só que faço após a lavagem do cabelo com condicionador ou com creme.
Obrigada.
SandraRaquel
10 anos atrás AUTOROlá,
o Greenhouse Effect tem como propósito estimular a circulação sanguínea, a produção de sebo no couro cabeludo e consequentemente o crescimento do cabelo e a retenção de hidratação nos fios.
O Baggy Method está mais ligado à retenção de hidratação no comprimento dos fios de cabelo e apenas usado com um creme ou condicionador. No Greenhouse effect usa-se óleos naturais.
Unknown
8 anos atrásOlá sou Maisa de São Paulo e ao fazer o Greenhous effect o lavar seria com água morna ou fria o que é recomendavel.
SandraRaquel
8 anos atrás AUTOROlá Maisa,
O preferível é ser com água fria para não remover a hidratação
Nilza Chipengure
7 anos atrásOlá, combinei com umas amigas de fazer o desafio, só que eu não consigo dormir com o saco na cabeça, posso fazer durante o dia? Contando as horas de sono.