Pesquisar
TOP
Biblioteca do Cabelo Cabelo Desfrisado Cabelo Natural

Tratamentos com Máscaras – Deep Conditioning

PARTILHAR

Os tratamentos com máscaras (Deep Conditioning Treatments) são muito importantes para que o cabelo se mantenha sempre saudável.
De tanta coisa que faço ao cabelo, acho que o tratamento semanal com máscaras é o que mais me ajuda a reter comprimento e a manter o meu cabelo sempre hidratado.

A cutícula é a camada externa que constitui os fios de cabelo, é como uma escama, e é responsável por permitir a entrada ou saída da água nos fios. Ao aplicares o shampoo faz com que as cutículas se abram para o cabelo poder ser limpo. É neste momento que é ideal usar uma máscara, assim os ingredientes penetram melhor nos fios de cabelo, promovendo assim a reparação e o tratamento da estrutura capilar. Como a função do condicionador é amaciar e selar as escamas, portanto este deve ser utilizado em último lugar.

Qual a diferença entre máscaras e condicionadores normais?
Acredito que muita gente tenha dúvidas e não saiba qual usar ou se há de usar os dois… Há também quem diga que a máscara pode substituir o condicionador. Mas será que pode mesmo?

Máscara:
A função das máscaras é tratar o cabelo danificado.
São indicadas para cabelos que estão enfraquecidos e a sua função é cuidar dos fios fazendo com que fiquem nutridos, hidratados, macios, brilhantes e com maior movimento.
As máscaras agem totalmente nos fios de cabelo, tanto internamente como externamente.
O tratamento com máscaras deve ser feito semanalmente ou quinzenalmente dependendo do tipo de cabelo, se é quimicamente desfrisado, pintado ou se é natural.

A máscara tem uma consistência mais grossa que o condicionador normal. Até já ouvi dizer que quanto mais espessa for a máscara melhor são as suas propriedades.

.

Condicionador:
O condicionador tem como função devolver o óleo natural, fazendo com que os cabelos adquiram uma camada protectora essencial para o brilho e a nutrição. Com o uso do condicionador o cabelo torna-se mais maleável e solto, ajudando assim na altura de pentear.
Tem um pH ligeiramente ácido para equilibrar o pH dos fios.
Como já foi dito anteriormente, o condicionador fecha as cutículas dos fios depois de o shampoo as ter aberto, protegendo os fios de agentes externos como o sol, o vento e a poluição, etc.
Os condicionadores agem externamente nos fios de cabelo.
O uso do condicionador pode ser diário.

Como viste os dois são importantes para o tratamento do cabelo.
Na lavagem deves usá-los por esta ordem:
1. Shampoo
2. Máscara
3. Condicionador

O meu cabelo é demasiado oleoso. Posso usar condicionadores?
Não só podes, como deves! Mesmo que os cabelos sejam oleosos, estes precisam que as suas cutículas sejam fechadas para proteger o cabelo das agressões externas e torná-lo mais macio e brilhante. Contudo, é preciso usar um condicionador específico para este tipo de cabelo.

.

Como fazer um bom tratamento com máscara (Deep Condition)?

1. Lava o cabelo com um bom shampoo e de seguida enxagua o cabelo com água quente.

2. (Este passo é opcional)… Num recipiente mete a quantidade de máscara que pretendes usar e mistura com um ou mais óleos naturais. Os óleos são óptimos para a hidratação dos cabelos (lê mais no post – “A importância dos Óleos no cabelo”).

3. Aplica a máscara começando pelas pontas do cabelo evitando o contacto com o couro cabeludo.
Para uma aplicação mais fácil, divide o cabelo em 4 secções, aplica a máscara e faz twist outs em cada uma dessas secções para a máscara penetrar bem nos fios de cabelo.
A máscara nunca deve ser aplicada no couro cabeludo! Pondo a máscara no couro cabeludo pode interferir com os óleos naturais do cabelo, aqueles produzidos pelo nosso corpo, e se a aplicares vais ver que passados uns dias o couro cabeludo pode começar a ‘descamar’.

4. Cobre todo o cabelo com uma touca de plástico e senta-te debaixo de um secador durante 20 ou 30 minutos. O calor ajuda as máscaras a penetrarem mais facilmente nos fios de cabelo. Se não tiveres daqueles secadores dos cabeleireiros usa um Heat Cap. O secador não deve estar muito quente… o tratamento fica óptimo com o calor a uma temperatura média.

5. Depois de terem passado os 20 ou 30 minutos, enxagua o cabelo. Podes optar por usar a seguir um condicionador normal para selar os fios, ou então se não quiseres basta enxaguares o cabelo com água fria ou morna (quase fria). A água fria também ajuda a selar as cutículas do cabelo.

Não tens um secador ou um Heat Cap?
Se não tens secador ou um Heat Cap, usa uma toalha quente para fazer o tratamento. Em contrapartida, o método da toalha exige mais tempo…
Como usar o método da toalha?
Depois de teres coberto o cabelo com a touca de plástico, molha uma toalha com água quente, torce-a para sair toda a água e cobre-a sobre a touca. Quando a toalha ficar fria volta a molhá-la com água quente.
Passados 30min tira a toalha e cobre a touca com uma T-shirt velha e permanece mais meia-hora.


.

Bons ingredientes para tratamentos:
Óleos Naturais, por exemplo, como o óleo de coco. O óleo de coco é óptimo para tratamentos porque penetra muito facilmente os fios de cabelo, proporcionando assim uma excelente hidratação. O azeite e o óleo de girassol também são muito bons!
Abacate – contém imensas proteínas, fortalece o cabelo e promove o seu crescimento. Além disso, amacia os fios e deixa-os bastante suaves e brilhantes.
Mel – possui propriedades altamente humectantes, ou seja, promove a retenção da hidratação no cabelo. Previne a queda de cabelo. Ajuda a manter o couro cabeludo sempre limpo e proporciona um brilho radioso.
Ovos – contém imensas proteínas, é óptimo para fortalecer os fios de cabelo, torná-los volumosos e com vida!
– Entre outros…

Há quem misture estes ingredientes com a máscara. Também há quem só faça tratamentos com um, sem usar máscaras, ou então mistura vários e faz uma máscara capilar natural… Isto tudo depende de cada pessoa e/ou o que o cabelo estiver a necessitar no momento.

.

Boas máscaras para tratamentos:


Máscaras hidratantes:

– Macadamia Natural Oil Mask (comprar aqui) (profissional)
– Cantu Shea Butter Deep Treatment Masque (comprar aqui)
– As I Am Hydration Elation Conditioner
– Beautiful Textures Rapid Repair Deep Conditioner 
– Desert Essence Coconut Conditioner 
– Aunt Jackie’s Curls & Coils In Control Moisturizing & Softening Conditioner (comprar aqui)
– Embelleze Novex Óleo de Argan | Óleo de Coco | Manteiga de Cacau | Óleo de Abacate (podes comprar em qualquer loja de produtos brasileiros)
– Care Liss Creme de Hidratação Açúcar (podes comprar em qualquer loja de produtos brasileiros)
– Mizani Moisturefuse 
– Philip Kingsley Elasticizer (profissional)
– Aubrey Honeysuckle Rose (comprar aqui) (cupão de 10% de Desconto – RAQ119)
– Creme Of Nature Argan Oil Treatment (comprar aqui)
– Keracare Humecto 
– Elasta QP DPR-11
– Queen Helene Cholesterol
– Joico K-Pak Intense Hydrator (profissional)
– Moroccanoil Intense Hydrating Mask (profissional)
– Kérastase Elixir Ultime (profissional)
– Kérastase Nutritive Óleo-Relax (profissional)
– Redken All Soft Heavy Cream (profissional)
– Redken Smooth Lock Butter (profissional)
– Giovanni Smooth As Silk (não contém nenhum silicone!) (comprar aqui)
– Bio Extratus Banho de Creme Tutano (podes comprar em qualquer loja de produtos brasileiros ou hipermercados Continente)
– Bio Extratus Banho de Creme Antiqueda (podes comprar em qualquer loja de produtos brasileiros ou hipermercados Continente)
– Paul Mitchell Super Charged (profissional)

Máscaras hidratantes e com proteínas:
– Aphogee 2 Step Protein (profissional) (comprar aqui)
– Nexxus Keraphix (profissional)
– Affirm 5 in 1 Reconstructor (profissional) 
– Vitale Super Reconstructor
– Joico K-Pak Deep Penetrating Reconstructor (profissional)
– Redken Real Control (profissional)
– ORS Hair Mayonnaise (comprar aqui)
– Aphogee Keratin 2 Minute Reconstructor (comprar aqui)
– Shea Moisture Jamaican Black Castor Oil Strengthen, Grow & Restore Treatment Masque (comprar aqui)
– ORS Olive Oil Replenishing (comprar aqui)
– Vitale Olive Oil Hair Mayonnaise 
– Africa’s Best Organics Hair Mayonnaise (comprar aqui)

Ver mais sugestões de máscaras aqui.

A lista das máscaras hidratantes foi feita aleatoriamente, não está ordenada por nenhuma categoria (se a máscara é melhor ou pior, ou por preços…nada disso!)
A lista das máscaras com proteínas foi ordenada consoante a quantidade de proteínas que cada uma possui. As máscaras que estão mais acima possuem grandes níveis de proteínas, isto é, são perfeitas para cabelos excessivamente fracos, leves, MUITO danificados e sem vida. Se o teu cabelo só está um pouco fraco ou danificado ou mesmo até nada, não te atrevas a usar uma máscara forte em proteínas, porque esta pode fazer com que o cabelo se parta! Neste caso procura uma das máscaras que estão mais ao meio da lista…

Como já tinha falado em posts anteriores, eu faço o meu tratamento semanalmente, com uma máscara + um ou dois óleos.
Tenho duas máscaras e vou alternando-as a cada semana. Uma das máscaras não contém nada de proteínas e a outra é média em proteínas. Faço isto para poder equilibrar o nível de hidratação e proteínas no meu cabelo. Portanto, de 2 em 2 semanas uso uma máscara com proteínas para o meu cabelo se manter sempre forte e volumoso.
O meu cabelo já é forte e cheio por natureza e se usar, frequentemente, uma máscara com elevados níveis de proteínas, ele tende a ficar duro, seco, com pouca hidratação e sem elasticidade.
Logo, tenho que usar mais máscaras hidratantes do que ricas em proteínas.

Tens de conhecer o teu cabelo, se for mais fraco e nada volumoso, uma boa alternativa seria escolheres uma máscara rica em proteínas e fazeres um tratamento com ela a cada 2 semanas. Ou escolheres uma média em proteínas e escolheres outra forte em proteínas para usares 1 vez por mês… Tu própria fazes o teu regime e vês o que é melhor para ti. Espero ter ajudado 😉
(Se tiveres dúvidas sobre este tópico, lê o post – “Equilibrio entre Hidratação e Proteínas no Cabelo”)

PARTILHAR

«

»

20 COMENTÁRIOS

  • Anónimo

    Boa tarde,
    se fizer duas vezes por semana uma máscara de deep condition, quando lavar o cabelo no banho normalmente volto a pôr novamente shampoo – máscara – condicionador?
    Obrigada

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá boa noite, depois do shampoo aplica a máscara em todo o cabelo e deixa actuar, depois da máscara é só passar o cabelo por água não precisas de aplicar o condicionador no fim.

  • Átila Afonso

    Olá Sandy, eu tenho uma questão, eu sempre meti a mascara no couro cabeludo, até depois de espalhar no cabelo, passo na raiz nas zonas que eu acho que não tem quase nada, e nunca notei que "descamei" e também as pessoas que trataram do meu cabelo põem a mascara das pontas a raiz do cabelo. Agora minha dúvida é se devo parar de meter a mascara no couro? Pois eu ate pensava que isso era bom para a raiz. Obrigada. Bjs

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Átila, deve-se passar a máscara só da raiz até às pontas. No couro cabeludo não é muito aconselhável porque a máscara não é um produto natural, pode entupir os poros e "descamar" o couro. Não quer dizer que isso vá necessariamente acontecer, mas pode acontecer e por isso deve-se evitar. Só deves aplicar óleos naturais no couro cabeludo. Beijinhos

    • Átila Afonso

      Muito Obrigada Sandy Bjs

  • Anónimo

    Quais as melhores máscaras p Deep Condicion…. As máscaras hidratantes ou hidratantes com proteínas?

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá, as duas devem ser utilizadas, alternando-as sempre ou de mês a mês ou semana a semana. Beijinhos

  • Anónimo

    Para a pessoa q está em França como adquirir os produtos?
    Madelena.

  • Anónimo

    Para a pessoa q está em França como adquirir os produtos?
    Madelena.

  • Anónimo

    Para a pessoa q está em França como adquirir os produtos?
    Madelena.

  • Anónimo

    Para a pessoa q está em França como adquirir os produtos?
    Madelena.

  • Anónimo

    No ORS haor Mayonaise adicipnei oleo de Ricino e o cabelo estava áspero e fcou embarassado. É normal? (i.bettyboop@hotmail.com)

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá,
      Não é normal não. Eu costumo misturar no ORS hair mayonnaise o óleo de rícino e de coco e o meu cabelo fica bem macio e hidratado.
      Pode ser que o teu cabelo esteja muito saturado em proteínas e possas estar a usar a máscara demasiadas vezes…
      Beijinhos

  • Rita

    Ola sandy, adoro o teu blog comecei a pouco tempo a minha hair journey to natural hair e o teu blog e o meu livro d instrucoes e a minha base.Gostaria k me aconselhases uma boa mascara hidratante para cabelo 4c e mto seco pois e poroso, mas ja ta bem melhor devido as tuas dicas, adoro.Plz preciso d uma boa mascara hidratante, vi a tua lista e n sei kual comprar, beijo.

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Rita, existem muitas máscaras hidratantes óptimas para o cabelo natural, no entanto nem sempre tudo funciona com o nosso cabelo…o que quero dizer é o que pode resultar com uns pode não resultar com outros, é questão de ir tentando até se acertar.
      A máscara Cantu Shea Butter Natural Hair Deep Treatment Masque, Creme of Nature Argan Oil Intense Conditioning Treatment… são exemplos de boas máscaras para o cabelo natural do tipo 4.
      Vê mais sugestões aqui:
      http://therealhairchallenge.blogspot.pt/2014/01/sugestoes-de-produtos-e-lojas.html
      As sugestões são todas muito boas, podes escolher uma e ver se resulta no teu cabelo.. Ou procura pela que tem melhor review na internet…
      Beijinhos

  • ercilia carvalho

    Como faço pra adquirir moro na capital de angola.

    • SandraRaquel
      AUTOR

      Olá Ercilia,
      alguns sites enviam para Angola, como por exemplo o iHerb.com

  • Yola Marisa Faustino

    Olá Sandy
    O teu blog tem me ajudado muito meu cabelo está cada vez melhor.
    Eu comprei uma máscara da bc provir repair. É uma máscara de reparação intensa fortalecedor. Será que posso usar ela na reconstrução no cronograma capilar?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *