Os resíduos/flocos brancos no cabelo são provavelmente o pior pesadelo das naturals! Quem já teve um penteado super no ponto, com os caracóis na sua melhor maravilha, mas os flocos de neve estragaram tudo ponha o braço no ar.
E os piores flocos nem são aqueles que se vêem, os piores são mesmo aqueles aparentemente invisíveis, sais de casa a pensar que o teu cabelo acordou bem disposto, mas assim que dás uma sacudidela começa a nevar quilos de flocos precisamente nesse teu top preto que decidiste usar. Ninguém merece!
Mas porque é que isto acontece?
Alguns tipos de Polymers (Polímeros) são os MAIORES responsáveis dos flocos de neve! Continua a ler para saberes quais…
- POLYMERS (Polímeros)
- PVP (POLY N-VINYL-2-PYRROLIDONE)
- PVA (POLY VINYL ACETATE) (menos
- CO-POLYMERS
POLYMERS
Polymers (Polímeros) são as largas moléculas usadas essencialmente nos géis de cabelo para proporcionar fixação aos penteados.
Quando o gel é aplicado no cabelo espalha-se de forma uniforme na superfície dos fios criando uma aglomeração dos fios fazendo com que se colem uns aos outros, de seguida o gel seca para formar uma película transparente e brilhante que atua para encapsular, manter o cabelo no lugar, dar-lhe forma e uma fixação duradoura (o que depois gera os caracóis super definidos). Uma variedade de polímeros naturais, sintéticos e combinados são usados para obter este efeito.
E então onde está o problema? Alguns polímeros formam películas muito fortes com alta resistência. No entanto, essas moléculas não são muito flexíveis e quando tocas no cabelo, ou estas moléculas misturam-se com ingredientes de outros produtos ou mesmo por influência do clima, elas vão despedaçar-se completamente em pequenas partículas como se fossem pedacinhos de vidros partidos. Estas partículas perdem a sua transparência e tornam-se flocos brancos pouco atraentes no cabelo e couro cabeludo. Isto tende a ser mais problemático em climas frios e secos.
Exemplos de Polymers sintéticos:
- Carbomer
- Polyethylene Glycols (PEGs)
- Polyimide-1
- PVP (Poly N-Vinyl-2-Pyrrolidone)
- PVP/VA copolymers
- Polyquaternium-6
- Polyquaternium-7
- Polyquaternium-11
- Silicones
Atenção: Nem todos os tipos de polímeros anteriormente listados são causadores dos resíduos brancos!
PVP (POLY N-VINYL-2-PYRROLIDONE)
Um polímero que é um dos MAIORES responsáveis pelos flocos brancos é o PVP, e é altamente usado nos produtos cosméticos direccionados aos cabelos cacheados e crespos.
O PVP é excelente a criar fixação aos cabelos, é relativamente barato e, o essencial de tudo é que é completamente solúvel em água. A solubilidade em água é extremamente atrativa para as empresas que desejam vender produtos para consumidores que não usam shampoo ou que usam shampoos muito suaves, pois torna o gel fácil de enxaguar.
Contudo, o PVP é um ingrediente super sujeito a descamação em climas frios e secos. Ele também é higroscópico e absorve a humidade do ar em climas húmidos, o que pode dar uma sensação pegajosa e causar frizz. Por isso tenta evitar o uso de produtos com o ingrediente PVP a não ser que vivas numa cidade com um clima com temperaturas e humidade moderadas.
PVA (POLY VINYL ACETATE)
O PVA (poly vinyl acetate) supera algumas das desvantagens do PVP. É menos apto a absorver humidade do ar, ou seja é mais resistente à água. É também um material mais flexível, por isso pode dobrar sem se despedaçar tanto, portanto, a descamação não é um grande problema. No entanto, não é tão eficaz para o cabelo como outros polímeros (como PVP ou os polyquaterniums) e, como resultado, a fixação dos caracóis ou do penteado é mais fraca e os efeitos desaparecem durante o dia.
CO-POLYMERS
Co-polímeros como por exemplo o PVP/VA copolymers e o co-polímero acrilato trazem mais equilíbrio à fórmula. Estes materiais possuem segmentos que são rígidos e solúveis em água e também possuem segmentos que são resistentes à água e mais flexíveis. Isto cria um polímero com uma boa fixação, ainda assim resistente e com menor probabilidade de descamar. Este tipo de polímero é suficientemente solúvel em água para ser facilmente removido do cabelo, embora seja hidrofóbico o suficiente para resistir à absorção de humidade do ar.
Outros polímeros que também oferecem várias vantagens, são por exemplo os polyquaterniums (catiónicos), que podem fornecer propriedades de amaciamento e suavização, bem como uma boa fixação e resistência à humidade.
Como acabar com este problema?
Usar menores quantidades
Pode parecer óbvio, mas é sempre bom alertar porque por vezes temos a mão pesada. Às vezes pensamos que necessitamos de demasiadas quantidades de um produto por o nosso cabelo ser cheio e volumoso mas nem sempre corresponde à realidade. Quando adicionamos camadas de produto por cima de mais camadas só estamos a criar mais build-up e a procurar uma má reacção entre os ingredientes.
Tenta responder a esta pergunta: Quantas vezes consegues fazer um Wash-N-Go com um gel Eco de 236ml? Se o teu cabelo for de tamanho médio, mesmo que seja volumoso e responderes só 1 começa a considerar ter a mão mais leve.
Não misturar vários produtos
Este é realmente um dos PRINCIPAIS problemas! Como referi anteriormente, se usares um produto com um ingrediente polímero mais propenso a causar flocos e misturares com outro produto, a junção entre os dois pode não correr lá muito bem. Nem sempre os ingredientes de um produto combinam com os de outro.
Por exemplo:
Se usaste um gel e achas que ele é o potencial responsável dos flocos de neve, até pode nem ser, o problema pode estar no leave-in ou creme que usaste antes ou até mesmo no champô ou condicionador/máscara que usaste nesse dia para lavar. Tem atenção a todos os fatores! Numa próxima lavagem experimenta usar o mesmo shampoo e condicionador/máscara, mas troca o leave-in, e se continuares a ter flocos troca novamente o leave-in ou usa mesmo sem leave-in. Ainda assim se continuares a ter os tais flocos experimenta trocar o shampoo e/ou condicionador/máscara. Logo aí depois concluis se o problema é realmente do gel ou da combinação que fizeste.
Não misturar linhas/marcas diferentes
Pode parecer controverso dizer isto já que estou sempre a dizer que não há problema nenhum misturar marcas/linhas, maaaasss na realidade até pode haver quando o assunto toca a resíduos brancos ou mesmo a um mau resultado de performance.
Se misturas diversas marcas/linhas e o teu cabelo sempre reagiu bem, então não precisas de mudar. Mas se já fizeste de tudo e o teu cabelo continua com estes flocos de neve super chatos, experimenta usar todos os produtos da mesma linha (incluindo o champô, condicionador/máscara).
As empresas quando lançam uma linha testam muito bem todos os produtos incluindo a combinação entre eles. Por exemplo, se têm um leave-in e um gel, testam em várias pessoas o uso do leave-in junto com o gel. Por isso é que muitas vezes nas instruções do produto aconselham a usar juntamente com outro produto da mesma linha (além da estratégia de marketing, não é lol).
Ler bem as instruções do produto
Isto normalmente passa-nos ao lado, mas muitas vezes as instruções do produto dizem-nos tudoooo! Como tinha dito, antes das marcas lançarem os produtos testam muito bem e, por exemplo se nas instruções do produto diz especificamente para usar no cabelo molhado e vamos usar no cabelo seco, pode não dar os melhores resultados. Antes de pores o produto arrumado lá no armário, lê as instruções e confere se usaste tal e qual como aconselharam.
Não seguir à risca o aconselhamento de outra pessoa na combinação de produtos
Estamos sempre à procura de posts e vídeos da combinação de leave-in’s com o Eco Gel ou outros géis (pelo menos falo por mim), mas a verdade é que nem sempre a combinação perfeita de outra pessoa vai ser também a nossa combinação perfeita! Há quem diga que o leave-in da Cantu combina de forma excelente com o Eco Gel e há quem não concorde e diga que essa combinação causa flocos (mesmo que ambas as pessoas gostem dos dois produtos quando usados separadamente).
Vou te dar outro exemplo, uma vez fiz fitagem à minha prima com o Tropical Moringa da The Mane Choice e o cabelo dela ficou perfeito sem resíduos nenhuns. Mas esse mesmo produto (com exatamente a mesma combinação de shampoo e máscara) deixou-me o cabelo cheio de resíduos! Às vezes o problema não está no produto, mas sim o produto que não gosta especificamente do nosso cabelo! Pode ser uma desgraça connosco mas uma maravilha para outras pessoas.
Experimentar primeiro a combinação dos produtos em pequenas mechas
Infelizmente nem sempre aquela técnica de pôr os produtos nas mãos e esfregá-las resulta. Porque como tinha referido no texto anterior, muitas vezes o problema não é do produto mas sim do cabelo.
Se tens por exemplo um gel que já sabes que combina bem no teu cabelo e queres experimentar a combinação desse gel com um creme ou um leave-in. Faz primeiro a experiência numa pequena mecha de cabelo. Põe o leave-in numa mecha e a seguir aplica o gel, se não ficar bem podes facilmente retirar com água mesmo usando apenas um pulverizador e uma t-shirt ou toalha em microfibra para remover o excesso.
Enxaguar bem o champô e condicionador/máscara
Mais outra dica MUITO importante! Até há bem pouco tempo não me tinha apercebido o quanto o uso do champô e condicionador/máscara pode influenciar no resultado final (com ou sem flocos)…. No outro dia fiz um Wash-N-Go com o creme Taliah Waajid Curly Curl Cream, usei-o sozinho como costumo usar, o meu cabelo dá-se lindamente com ele não causa resíduos nem nada, mas nesse dia deixou-me o cabelo cheio de flocos, achei muito estranho porque não é habitual (e a embalagem não era nova por isso não podia ser de uma possível alteração da fórmula ou algo do género). Lembrei-me que nessa lavagem tinha usado a máscara TXTR by Cantu, e todos nós sabemos como a Cantu é picuinhas e conhecida por não combinar bem com qualquer produto.
Aplicar o produto no cabelo molhado
Normalmente os produtos que causam resíduos quando aplicados no cabelo seco, não geram flocos se forem aplicados no cabelo molhado. Até quanto mais molhado tende a ser melhor! Mas ainda assim relembrando que devemos ter mais atenção às instruções de uso que vêm na embalagem.
Ter atenção à mistura de óleos
Se decidires por exemplo misturar um óleo com um gel e causa flocos, pode estar aí o problema. Nem sempre os produtos se misturam com todos os óleos. Por exemplo, o óleo de coco e o de amêndoas doces são mais pesados e nem sempre podem combinar bem com outros produtos. Experimenta trocar por um óleo mais leve ou mais parecido ao sebo do couro cabeludo, como o óleo de jojoba.
Deixar o leave-in repousar uns minutos
Esta dica é fundamental especialmente no Inverno. Experimenta por exemplo aplicar o leave-in, ainda no banho, deixar repousar 10-15 min e depois pôr o gel.
Usar géis com menor fixação
Normalmente os géis com menor fixação usam ingredientes como o PVA ou Co-polímeros que geram menos resíduos que o PVP que é tipicamente usado nos géis mais fortes.
Deixe um Comentário